UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/05/2008 - 13h31

Scheidt e Prada vencem uma regata no 1º dia de competição na Holanda

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Robert Scheidt e Bruno Prada foram bem no primeiro dia da Semana Olímpica de Vela da Holanda, que começou nesta quarta-feira e termina domingo em Medemblik. A dupla brasileira da classe Star venceu a segunda regata do dia e ficou em quarto lugar na primeira, com um total de 5 pontos perdidos.

FOTOS DO DIA NA HOLANDA
Richard de Jonge/Delta Lloyd Regatta
BRASIL É VICE-LÍDER NA 49er
O principal objetivo é ganhar ritmo de competição e testar o barco que deve ser usado na Olimpíada de Pequim, em agosto.

Na primeira regata do dia, a vitória foi dos neozelandeses Hamish Pepper e Carl Williams, seguidos dos suíços Flávio Marazzi e Enrico de Maria e dos poloneses Mateusz Kusnierewicz e Dominik Zycki (campeões mundiais e líderes do ranking da Federação Internacional). Na segunda, Scheidt e Prada fizeram uma regata tranqüila. Os suecos Fredy Loof e Anders Ekstron ficaram em segundo lugar, seguidos dos suíços Flávio Marazzi e Enrico de Maria.

Na classificação geral, Robert e Bruno somam 5 pontos perdidos, assim como Marazzi e Maria (estão em segundo lugar pelo critério de desempate). Hamish Pepper e Carl Williams ocupam a terceira colocação com 7 pontos.

Com uma flotilha de 23 barcos, o campeonato de Star reúne 11 das 16 duplas que estarão nas raias de Qingdao. "Tivemos um desempenho melhor do que esperávamos", afirmou Robert. "O barco Lillia, que testamos na semana passada em San Remo, na Itália, foi bem. Aliás, quatro dos cinco primeiros colocados na classificação geral são Lillia."

O desempenho agradou mais ainda porque as condições de velejada foram adversas. "Encaramos ventos fracos, de 8 a 12 nós, e frio de 11 graus. E mesmo assim fomos bem", comentou o proeiro Bruno Prada. "A previsão é de que os ventos aumentem a partir desta quinta-feira."

A competição prossegue com duas regatas por dia e com um descarte. No domingo, a Regata da Medalha reunirá apenas os dez primeiros colocados e, com pontuação dobrada, define o campeão.

Compartilhe: