UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/05/2008 - 07h34

Grego recordista europeu dos 200 m borboleta é flagrado no doping

Das agências internacionais
Em Atenas (Grécia)
O advogado do nadador grego Ioannis Drymonakos confirmou nesta quarta-feira que o recordista europeu dos 200 m borboleta foi flagrado em exame antidoping. O anuncio foi feito após a confirmação de que a amostra B de Drymonakos também apresentou irregularidades e confirmou a presença de esteróides.

AP
Grego Ioannis Drymonakos levou prata nos 400 m medley do Campeonato Europeu
DELEGAÇÃO OLÍMPICA DO BRASIL
PÁGINA DE OLIMPÍADA
Vice-líder do ranking mundial da Fina (Federação Internacional de Natação), ele era a maior aposta de medalha da natação grega. A Federação Helênica informou que o exame em que Drymonakos foi flagrado data de 6 de março e que, além do atleta, "outras pessoas envolvidas no caso", serão convocadas para uma audiência no próximo dia 28.

Em comunicado divulgado nesta quarta, Drymonakos informou que vai se retirar das competições e "se reserva o direito de guardar sua honra e sua reputação".

O advogado do nadador, Stavros Mavromatis, disse que o atleta "nunca fez uso consciente de substâncias proibidas". De acordo com o defensor, "o esteróide apontado na análise tem efeitos tóxicos e pôs a saúde de Drymonakos em perigo".

Mavromatis lembrou ainda que o nadador estava tomando suplementos, e que essa poderia ser a fonte da substância proibida encontrada em seu exame.

"Drymonakos vive só para o esporte. Ele estava se preparando para os Jogos Olímpicos, focado no treinamento. E agora, dias antes dessa competição tão importante, ele é acusado de usar uma substância dopante. Dá para imaginar o estado mental dele agora?", questionou Mavromatis, em entrevista a uma rádio grega.

"Drymonakos não quer apontar o dedo e acusar ninguém", continuou o advogado. "Mas por outro lado, ele afirma categoricamente que é inocente."

Na semana passada, a Federação Helênica já tinha anunciado que um nadador grego tinha sido pego no antidoping, mas não divulgou o nome do atleta. A entidade suspeita que a substância encontrada na análise de Drymonakos seja a mesma acusada nos exames de 11 atletas da equipe de levantamento de peso do país.

Compartilhe: