UOL Olimpíadas 2008 Notícias

16/05/2008 - 15h56

Fina cede a fabricantes e estipula data para reavaliar 'maiôs polêmicos'

Das agências internacionais
Em Roma (ITA)
A Fina (Federação Internacional de Natação) decidiu dar outra chance aos fabricantes dos maiôs tecnológicos, e estabeleceu uma nova data para reavaliar os produtos antes das Olimpíadas de Pequim.

"Normalmente, fazemos uma reunião a cada três meses, mas teremos uma sessão especial para atender às marcas que ainda não tiveram seus maiôs aprovados. A data foi escolhida para que as fabricantes tenham tempo de fabricar os trajes até agosto, se conseguirem o aval", disse o diretor executivo da entidade, Cornel Marculescu. A reunião está marcada para o dia 3 de junho.

Desde o lançamento do LZR Laser, da Speedo, em fevereiro, nadadores que utilizaram os trajes quebraram 37 recordes mundiais e fomentaram o debate sobre a real influência do maiô na performance dos atletas.

Com os novos tempos, vieram muitas críticas. O técnico italiano Alberto Castagnetti sugeriu que o LZR seria "doping tecnológico". Já a fabricante norte-americana TYR Sport entrou com um processo contra a Speedo, a quem acusa de confabular junto ao Comitê Olímpico dos EUA para que os tops do país rompam seus contratos e passem a nadar com o LZR.

A Fina, por sua vez, defendeu a Speedo e seu traje elaborado com tecnologia da Nasa, que foi aprovado para o uso em Pequim. As italianas Arena e Diana também devem apresentar seus novos modelos à entidade dia 3 de junho.

"Se a Speedo foi aprovada, não há motivo para o nosso não ser", disse o representante da Diana, François Bertonazzi. "Nosso traje está pronto. Estamos fazendo os testes finais, e ele será distribuído aos principais atletas muito em breve."

Da parte da Arena, que tem como representantes o italiano Filippo Magnini e a francesa Laure Manaudou, o clima é de expectativa. "Fizemos diversos testes e tivemos ótimos resultados, mas é um processo muito delicado", disse o diretor de marketing Giuseppe Musciacchio.

Compartilhe: