UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/05/2008 - 18h13

Em 'apenas' três provas, Pereira espera que seleção "se comande" em Pequim

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
Além de ser o mais badalado entre os nadadores brasileiros, Thiago Pereira faz o possível para não ser também o mais cobrado. Em sua última competição no país, que definiu a delegação olímpica que vai a Pequim, o nadador disse esperar resultados da equipe brasileira no geral, e que ela não dependa de seus destaques.

"É claro que eu penso em chegar no pódio, assim como acho que Césão (Cielo) e Kaio darão grandes resultados, porque estão em ótima fase. Mas mais do que isso, acho que essa equipe não depende de um ou outro, mas espero que se comande como um todo, forte, e consiga o máximo de finais possível", disse Pereira, que também lembrou o salto da natação feminina.

"Os revezamentos, e principalmente as mulheres, mostraram que estão fortes, fizeram tempos bons no 4 x 100 m livre e no 4 x 100 m medley, e têm tudo para conseguir uma final olímpica", palpitou. "Além disso, a equipe tem nomes novos, de gente que está começando e já vai para Pequim, e também de gente que vai e tem muita experiência para passar, como o Rodriguinho (Castro), que vai pela terceira vez."

Mais tranqüilo e maduro, como ele mesmo se define, Pereira disse ainda que a pressão que sofre hoje não aumentou muito em relação a 2004, quando, aos 19 anos, fez sua estréia olímpica. Apontado como o grande nome de sua geração, obteve um quinto lugar nos 200 m medley.

"Em Atenas, a pressão era bem grande, porque na época eu tinha acabado de quebrar a barreira dos 2 minutos", lembra o nadador. "Fora que, na minha prova, eu já tive que encarar tudo isso, o (Michael) Phelps, o Ryan (Lochte), esses caras que hoje estarão lá também e de quem todos me perguntam. Mas estou tranqüilo."

Após duas tentativas frustradas de entrar nos revezamentos 4 x 100 m medley e livre, Thiago Pereira decidiu que, no fim, ficará mesmo com as provas de 200 m e 400 m medley nas Olimpíadas de Pequim, além do 4 x 200 m. O nadador, que tem seis índices, foi surpreendido pela concorrência de Guilherme Guido nos 100 m costas, que lhe tomou a vaga no 4 x 100 m medley, e por velocistas como Eduardo Deboni, Fernando Silva, Nicolas Oliveira e até Rodrigo Castro, que o tiraram do 4 x 100 m livre.

Para o técnico do nadador, no entanto, Fernando Vanzella, Pereira está sendo alcançado por seus concorrentes depois do salto de qualidade que deu em 2007, justamente no Troféu Maria Lenk, na preparação para o Pan. "Antes daquele torneio, o Thiago não pensava em nadar outras provas que não o medley mesmo. Ele se destacou tanto porque evoluiu antes, e agora está vendo esses outros nadadores passarem pela mesma melhora", apontou o treinador.

Mesmo assim, Pereira ainda tentará reconquistar a vaga dos 100 m costas do revezamento nas Olimpíadas, mas sua participação dependerá do intervalo entre suas provas de medley no programa olímpico.

Compartilhe: