UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/05/2008 - 21h24

Nos 100 m livre, Tatiana Lemos fica a 3 décimos, e Castro rouba a cena

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
Ainda sem representantes em Pequim, as eliminatórias dos 100 m livre feminino passaram em branco por muito pouco neste sábado no Troféu Maria Lenk, última seletiva da natação. Grande favorita à conquista da primeira vaga, Tatiana Lemos anotou 55s54, e ficou a três décimos de se consagrar a 16ª classificada às Olimpíadas de Pequim, e a primeira brasileira da prova.

Tatiana foi muito incentivada, principalmente nos 50 metros finais, e não escondeu a decepção na saída da piscina. "Treinei e vim para fazer o índice", disse a nadadora, que se disse feliz, no entanto, com a melhora de sua marca, já pensando no revezamento. "Foi o meu melhor tempo, o que melhora também nosso revezamento", amenizou.

A nadadora participou, ao lado de Fabíola Molina, Tatiane Sakemi e Gabriella Silva, da tomada de tempo na sexta-feira para o 4 x 100 m medley. O time brasileiro obteve 4min04s88, marca que, atualmente, o classifica para Pequim.

Além disso, Tatiana também repete sua participação das Olimpíadas de Atenas-2004 e confirma seu nome no time que fará tomada de tempos neste domingo para o 4 x 100 m livre. A tentativa, inicialmente marcada para este sábado, foi adiada a pedido das atletas, que alegaram cansaço após as eliminatórias do 100 m livre.

Na Grécia, Tatiana obteve, ao lado de Flávia Delaroli, Rebeca Gusmão e Renata Burgos, o 11º lugar no revezamento 4 x 100 m livre. Na prova deste sábado, Flávia Delaroli, que tem índice nos 50 m livre, fez o segundo melhor tempo, 56s22. Monique Ferreira foi a terceira, com o tempo de 56s64. Michelle Lenhardt foi a quarta, com 57s30.

Rodrigo Castro rouba a cena

Nos 100 m livre masculino, também não houve novos classificados, mas quem roubou a cena foi Rodrigo Castro, já classificado nos 200 m livre, que travou um duelo com os velocistas. Com o segundo melhor tempo, Castro anotou 49s50, o melhor tempo de sua carreira, segundo melhor da final.

"Estava confiante para conseguir esse tempo. É a realização de uma meta de vida que eu tinha, chegar aos 49s antes de parar de nadar. E hoje eu consegui", comemorou Castro, de 27 anos, que com isso confirmou seu nome no revezamento do 4 x 100 m livre.

César Cielo, dono da única vaga do país até agora na distância, fez o melhor tempo, 49s19. O terceiro foi Nicolas Oliveira, com 49s54. Nicholas Santos, que também tem índice nos 50 m livre e era um dos nomes aguardados para a final, não competiu.

Compartilhe: