UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/05/2008 - 20h47

Guido melhora nos 100 m costas e tira Thiago Pereira do 4 x 100 m medley

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
Dono do melhor índice olímpico nos 100 m costas, Guilherme Guido confirmou o favoritismo nas eliminatórias e superou em 34 centésimos o recorde sul-americano que já lhe pertencia, ao anotar 54s32 para liderar a prova. Além disso, Guido praticamente garantiu seu lugar no 4 x 100 m medley da equipe brasileira, já que Thiago Pereira, seu adversário direto, não competiu.

Com isso, Guido força Pereira a rever seus planos de disputar, além das duas provas de medley, sua especialidade, os três revezamentos.

"Vamos propor à CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) que o Thiago seja inscrito na segunda vaga, já que ao menos até agora ninguém além do Guido superou o tempo, e tentar melhorar a marca dele lá nas Olimpíadas, na prova individual dos 100 m costas", avaliou o técnico de Pereira no Minas, Fernando Vanzella, que elogiou o adversário de seu pupilo.

"Hoje de manhã, o Thiago nadou o revezamento com um tempo um pouco acima do Guido, e ele está em grande fase, melhorando desde a conquista do índice."

A decisão, no entanto, ainda não saiu da teoria, uma vez que o programa olímpico pode complicar a vida do nadador conforme for a proximidade com suas outras provas. "Tudo vai depender do dia das provas. As duas provas de medley do Thiago vão ocupar, entre eliminatórias, semifinal e final, quase seis dias no total. Pode ser que ele fique muito cansado depois disso tudo."

Para Guido, esse é o primeiro resultado real sem a pressão da conquista do índice. "Fiquei muito feliz com essa marca nova. Antes, eu estava muito próximo do índice olímpico, e sair disso é uma grande coisa", disse o nadador do Pinheiros.

"É claro que amanhã tem a final, nada ainda está decidido. Mas acho que consegui baixar bastante e vai ser difícil me passarem", comemorou Guido.

Compartilhe: