UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/05/2008 - 19h52

Em prova com 4 índices, 100 m peito tem melhor disputa do Maria Lenk

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
Nos 100 m peito masculino, apenas Henrique Barbosa tinha conseguido vaga em Pequim antes da última seletiva olímpica. Neste sábado, no entanto, o próprio Henrique e outros três brasileiros conquistaram índices olímpicos no Troféu Maria Lenk, na melhor disputa da seletiva até o momento.

Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Henrique Barbosa (e) e Felipe França conseguiram índice olimpico para Pequim
TATIANA LEMOS FICA A 3 CENTÉSIMOS
GUIDO MELHORA NOS 100 M COSTAS
JOANNA MINIMIZA 4 x 200 M LIVRE
VEJA AS IMAGENS DO DIA
Nas eliminatórias da prova neste sábado, Eduardo Fischer, Felipe Lima, Henrique Barbosa e Felipe França fizeram tempos abaixo do índice olímpico, que é de 01min01s57.

Na segunda série dos 100 m peito, Eduardo Fischer foi o primeiro a conquistar o índice ao cravar 01min01s49. Após deixar a piscina, o nadador ajoelhou no chão e chorou, comemorando a conquista da vaga em Pequim.

O que ele não esperava, no entanto, era que outros três atletas também conseguissem ficar abaixo do tempo mínimo necessário para disputar as Olimpíadas.

Na terceira série da prova, Felipe Lima fez 01min01s21, e superou o tempo conquistado por Fisher, ficando assim com uma das duas vagas brasileiras nos 100 m peito em Pequim.

Mas, na quarta e última série da prova, outra reviravolta. Henrique Barbosa mostrou que está em grande fase e venceu a bateria com 01min00s79. Em segundo lugar, Felipe França fez 01min01s17, e atualmente é o segundo nadador brasileiro com o melhor tempo de classificação para Pequim nos 100 m peito.

"Sempre fomos nós quatro nessa briga. Essa disputa foi apertando e eu já esperava que a decisão ia ser de quem se preparasse melhor. Acho que houve uma evolução de todos, mas ainda não tem nada garantido" afirmou Felipe França.

Após ter sido desbancado também por Felipe Lima, Eduardo Fischer se mostrou satisfeito com o seu desempenho. "Mesmo que os outros tenham feito melhor, estou feliz porque cumpri o meu objetivo aqui, que era fazer o índice olímpico", justificou o atleta, que acredita que os dois brasileiros com vaga em Pequim nos 100 m peito já estão definidos.

"Ninguém vai melhorar o tempo na final. O Henrique e o (Felipe) França devem levar as vagas", explicou Fischer, que minimizou o fato de não ir às Olimpíadas. "Ficar de fora de Pequim não é o fim do mundo. Ainda tenho alguns Campeonatos Mundiais pela frente, e quem sabe até as Olimpíadas de 2012, em Londres.

Aos 28 anos, Eduardo Fischer é um dos nadadores mais experientes na prova, sendo o único entre os quatro que participou dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. "Estou totalmente recuperado fisicamente e sei que cheguei ao meu limite no momento", finalizou o atleta, que nos últimos anos sofreu com uma série de lesões.

Compartilhe: