UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/05/2008 - 14h01

Sacada da final do Pan, Joanna agora minimiza 4 X 200 livre

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
Escalada para a tomada de índices do revezamento feminino do 4 x 200 m livre, que será no domingo após o término da prova, Joanna Maranhão não escondeu a insatisfação de voltar à equipe após o incidente dos Jogos Pan-Americanos, quando fez parte do quarteto que nadou as eliminatórias, mas foi sacada do time da final para dar lugar a Monique Ferreira.

"Depois daquilo, posso dizer que essa prova é minha última prioridade", admitiu Joanna. "No Pan, eu fui bem e me tiraram da final sem explicações, então é difícil esquecer e fingir que nada aconteceu. Vou nadar, sim, e dar meu máximo, mas isso não é meu objetivo, não estou pensando nessa prova, não."

O 4 x 200 m livre ainda é o revezamento mais famoso do país entre as mulheres, que foi à final em Atenas-2004, e ficou em sétimo lugar, com Joanna, Paula Baracho, Monique Ferreira e Mariana Brochado.

Já no Pan, a equipe feminina da final, que contou com Tatiana Lemos, Monique Ferreira, Manuella Lyrio e Paula Baracho, cravou o tempo de 8min13s15 e levou a medalha de bronze. Para brigar por uma das quatro vagas em aberto no torneio olímpico, o Brasil precisa marcar um tempo abaixo do 16º e último índice do ranking mundial, que atualmente pertence à seleção da Polônia, com 8min06s32.

Neste sábado, em meio às eliminatórias, será a vez do 4 x 100 m livre, maior aposta da Confederação. "É o quarteto em que mais apostamos em conseguir um tempo competitivo, mas o medley surpreendeu muito ontem, e foi além das expectativas", disse o coordenador técnico da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), Ricardo De Moura.

Na sexta-feira, o 4 x 100 m medley obteve sucesso na tarefa de superar a marca do Pan - invalidada após o caso de suspeita de doping da velocista Rebeca Gusmão.

De acordo com a CBDA, com a nova marca, o time formado por Fabíola Molina (costas), Tatiane Sakemi (peito), Gabriella Silva (borboleta) e Tatiana Lemos (crawl) figura atualmente na 15ª colocação, com 4min04s88, tempo que classifica o Brasil para Pequim. No entanto, o Brasil é o 15º, abaixo da África do Sul, que também fez uma tomada de índices em seletiva, e marcou 4min03s63.

As 12 seleções mais bem colocadas no Mundial de Melbourne do ano passado, na Austrália, já estão garantidas nas Olimpíadas.

Compartilhe: