UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/05/2008 - 11h39

Kaio Márcio vence 200 m borboleta, mas não baixa recorde

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
Kaio Márcio queria baixar mais uma vez o recorde sul-americano dos 200 m borboleta, na final do Troféu Maria Lenk de natação, neste sábado, mas o tempo de 1min55s72, que lhe deu a vitória, não foi suficiente para cumprir a promessa feita na sexta-feira.

Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Apesar de recorde, Kaio Márcio ainda não pensa em rivalizar com Michael Phelps
JOANNA VENCE 200 M BORBOLETA
VEJA FOTOS DO DIA NA NATAÇÃO
PÁGINA DAS OLIMPÍADAS 2008
O nadador havia batido o recorde sul-americano nas eliminatórias, com 1min55s14, e pretendia baixar de 1min55s00 na final. Mesmo sem conseguir, deixa a piscina do Parque Aquático Maria Lenk otimista por um bom resultado nas Olimpíadas de Pequim.

"Queria ter nadado para 1min54 e fiquei bem pertinho, mas não deu. Mesmo assim, nesse momento de treinos, achei meu tempo bom, sei que ainda dá pra baixar", analisou Kaio, que antes de Pequim ainda disputa as etapas do Mare Nostrum, e faz um treinamento de altitude.

"Agora vou entrar em um treino mais focado nos fundamentos, para melhorar chegada, saída. Até agora, não fiz nenhum trabalho específico, tanto que minha pior prova foi os 50 m borboleta, que exigia mais explosão."

Após a vitória, Kaio foi mais comedido quando questionado sobre o grande favorito ao ouro olímpico em suas provas, o norte-americano Michael Phelps. "Ainda tenho que baixar meus tempos um pouco e depois pensar no Phelps", disse o paraibano, que, na sexta havia dito que Phelps "é mais um adversário".

Atualmente, Kaio está 1s43 acima do tempo do norte-americano Michael Phelps, que é o recordista mundial e o nadador mais completo da atualidade.

A prova deste sábado quase classificou mais um brasileiro nos 200 m borboleta. Lucas Salatta levou a medalha de prata ao cravar o tempo de 1min57s85 e ficou apenas 18 centésimos de segundo acima do índice olímpico.

Dessa forma, Salatta vai a Pequim apenas para a disputa dos 200 m costas. A medalha de bronze ficou com Gustavo Calado. Ele cravou o tempo de 1min58s10, 43 centésimos de segundo acima do índice.

Ainda neste sábado, os 50 m peito, prova não-olímpica, serviu de prévia para os 100 m do estilo, que terá as eliminatórias à tarde. Tatiane Sakemi, que nadou o 4 x 100 m medley na sexta e é a principal aposta na conquista do índice olímpico no estilo, ficou em terceiro lugar com 33s66.

A vencedora foi a argentina Liliane Guiscardo, que estabeleceu novo recorde sul-americano, com o tempo de 32s37. A segunda colocada foi Mariana Katsuno, com 33s04, melhor brasileira da prova. Carolina Mussi, colega de Tatiane no Pinheiros e que também deve esquentar a briga nos 100 m peito, foi a quinta, com 33s28.

Entre os homens, Felipe França venceu com 27s88, seguido de Felipe Lima, com 27s90. Os dois xarás também disputam vaga para Pequim nos 100 m peito nesta tarde.

Compartilhe: