UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/05/2008 - 21h32

"Viajado", Kaio Márcio diz que "perdeu respeito" por Phelps

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
Dois meses de torneios e treinos no exterior deram ao paraibano Kaio Márcio, dono de vagas olímpicas nos 100 m e 200 m borboleta e esperança de medalha em Pequim, uma nova onda de confiança. Depois de nadar ao lado do fenômeno norte-americano Michael Phelps, Kaio parece ter desmitificado o até então temido favorito ao ouro.

Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
O grande destaque das eliminatórias desta sexta-feira do Troféu Maria Lenk, última seletiva olímpica da natação, foi o paraibano Kaio Márcio, que superou o próprio recorde sul-americano nas prévias dos 200 m borboleta, prova em que detém o índice olímpico, além dos 100 m do estilo. Kaio nadou 1min55s14, e baixou em 31 centésimos sua marca anterior, ainda dos Jogos Pan-Americanos do Rio.

Apesar do frio no Parque Aquático, o paraibano nadou forte, e disse estar ansioso para a final. "Foi uma boa surpresa. Meu objetivo é baixar ainda mais, quero fazer 1min54 amanhã. Vamos ver", disse o nadador, que também é o recordista dos 100 m borboleta.
LEIA MAIS
CONFIRA IMAGENS DO DIA
REBECA É ABSOLVIDA PELO CAS
REVEZAMENTO SOLITÁRIO
TUDO SOBRE AS OLIMPÍADAS
"Antes, eu o via como um ídolo, mas competir ao lado dele me fez perder o respeito por ele", disse o paraibano. "Agora, ele é mais um adversário." Kaio nadou no GP de Ohio, no mês passado, e fez um tempo 1 centésimo melhor do que o algoz nas eliminatórias dos 100 m borboleta. Na decisão, porém, Phelps venceu, e o brasileiro foi o quarto.

Mas a técnica de Kaio, Rosane Carneiro, prefere se ater ao que realmente considera que tem feito a diferença na preparação: viajar. "Em 2004, Kaio ainda era muito novinho, não teve a chance de se preparar fora do país", lembra ela, que já tem três anos de trabalho ao lado nadador. "Quando ele foi para a Olimpíada, foi aquele baque. Agora não, teve a chance de nadar ao lado de alguns dos atletas que serão competidores dele lá, e já sabe o que o espera."

Sobre o recente encontro com Phelps, no entanto, a treinadora é mais cautelosa. "Aquilo não teve grande significado. Ninguém força para entrar na final, eliminatória não serve de base de comparação", minimizou Rosane.

O paraibano também já sente os efeitos da empreitada. "Estou mais confiante, mais experiente. Sei que hoje a situação é muito diferente. Estou indo para competir bem e sei que posso ficar entre os primeiros", diz o nadador.

Em Atenas, aos 19 anos, Kaio viu Phelps levar o ouro em suas duas provas, e teve como melhor colocação um 17º lugar nos 100 m borboleta, e o 19º nos 200 m do estilo.

Para Rosane, seu pupilo está de novo em ótima fase. "Ele passou por um período difícil, de problemas físicos, mas agora voltou a ficar confiante", comentou a treinadora.

Compartilhe: