UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/05/2008 - 20h14

Em série solitária, Brasil praticamente garante 4 x 100 m medley em Pequim

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
Entre as eliminatórias desta sexta-feira do Troféu Maria Lenk, o quarteto feminino da seleção brasileira - Fabíola Molina, Gabriella Silva, Tatiane Sakemi e Tatiana Lemos - caiu na água sozinho para uma surpreendente tomada de tempo no revezamento 4 x 100 m medley, que pôs o Brasil na disputa por vaga nas Olimpíadas de Pequim.

Com 4min04s88, as brasileiras estariam hoje classificadas às Olimpíadas. Na China, os 12 mais bem colocados no Mundial de Melbourne, no ano passado, têm vaga garantida, e a briga está aberta pelas últimas 4 colocações. O tempo brasileiro corresponde, atualmente, na 15º colocação do ranking mundial.

O tempo cravado nesta sexta-feira pela equipe brasileira é a quinta melhor marca do ano no revezamento 4 x 100 m medley. O melhor desempenho em 2008 foi da Grã-Bretanha, com 3min59s33, seguida pela Rússia (4min00s57), África do Sul (4min03s62) e Holanda (4min04s41).

Sob o apoio da torcida dos clubes que disputam a seletiva, a série foi aberta por Fabíola Molina, que nadou sua especialidade, o costas. Fabíola, que já tem índice olímpico na prova individual, entregou a prova à segunda nadadora, Tatiane Sakemi, com 1min01s85. Sakemi, principal nadadora do estilo peito no país, fez 1min10s17. Em seguida, Gabriella Silva, recém-qualificada para Pequim nos 100 m borboleta, nadou sua distância em 58s14. Para finalizar, Tatiana Lemos fechou com o estilo livre, em 54s72.

"Foi muito melhor do que a gente esperava", comemorou a novata Gabriella Silva. "Tínhamos colocado no papel nossos tempos individuais, ainda com uma folga, e apostávamos apenas num 4min06s. Antes da série, a gente se reuniu e conversou. Estávamos todas muito motivadas."

Fabíola contou que a escolha do horário para a tentativa, um intervalo nas eliminatórias, a favoreceu, já que ela ainda nadará sua principal prova no Troféu, e está mais descansada. "No Sul-Americano, tive 10 minutos para descansar entre a minha prova e o revezamento, assim como a Tatiane. Hoje, não, foi uma ótima surpresa."

Já Tatiana Lemos ganhou mais ânimo para a disputa de sua vaga individual, nos 100 m livre. "Acho que fomos muito bem hoje, e esse tempo mostra que cada uma de nós está bem. Agora só preciso manter a tranqüilidade, e não criar muita pressão."

A Fina estabeleceu dia 30 de junho como data limite para novos tempos de revezamentos. Até lá, as seleções terão chance de melhorar seus tempos e, somente após esse prazo, os quatro melhores times serão confirmados em Pequim. No sábado, o Brasil repetirá a tentativa, agora com o 4 x 100 m livre feminino. Domingo, será a vez do quarteto do 4 x 200 m livre.

Compartilhe: