UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/05/2008 - 14h04

Olímpica nos 400 medley, Joanna Maranhão já mira 3 provas em Pequim

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
A conquista do índice olímpico no 400 m medley, prova que consagrou Joanna Maranhão nas Olimpíadas de Atenas, quando foi a quinta colocada, deu nova ambição à recifense, que tem agora uma meta audaciosa: competir em três provas em Pequim.

Satiro Sodré/CBDA/Divulgação
Empolgada com primeiro índice, Joanna Maranhão tem objetivos ousados agora
VITÓRIA NOS 200 M COSTAS
MONIQUE SEM ÍNDICE
CÉSAR CIELO VENCE
IMAGENS DAS PROVAS DE SEXTA
PÁGINA DAS OLIMPÍADAS
A segunda prova da nadadora é o 200 m medley, estilo que é sua especialidade. Mas, além disso, Joanna surpreendeu e obteve o índice olímpico durante sua temporada nos Estados Unidos, na disputa do GP de Stanford.

Como a competição não consta no calendário de competições oficiais estipulado pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), a classificação de Joanna ainda não foi homologada, mas pode ser. Se, após a prova no Maria Lenk, outras nadadoras não obtiverem o índice A, ela poderá nadar em Pequim.

"Estou confiante e quero levar o índice nas duas provas", disse a nadadora após vencer os 400 m livre. "Se não tivesse conseguido nos 400 m medley, não teria nadado hoje e descansado, mas vou arriscar tudo."

Visivelmente aliviada sem a pressão do índice, Joanna quer aproveitar o bom momento da competição. "Estou relaxada, dormi muito bem, nem parecia que tinha feito tanto esforço no dia anterior. Estou mentalizando para manter a concentração e a boa fase, e quero aproveitar cada chance que aparecer", disse.

Até agora, nenhuma nadadora tem índice para mais de uma prova nas Olimpíadas: Fabíola Molina está classificada nos 100 m costas, Flávia Delaroli nos 50 m livre, e Gabriella Silva e Daynara de Paula têm índice nos 100 m borboleta.

Compartilhe: