UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/05/2008 - 12h51

Tcheco encerra sonho de Hoyama disputar chave individual em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O mesatenista Hugo Hoyama fracassou em sua tentativa de conseguir a vaga no torneio individual nas Olimpíadas de Pequim. Nesta sexta-feira, ele foi eliminado na segunda fase do Pré-Olímpico de Budapeste, última chance de conquistar o lugar nos Jogos de Pequim.

Folha Imagem
Hoyama terá agora de esperar convocação para equipe para disputar quinta Olimpíada
HOYAMA: FALTOU CONFIANÇA
CONHEÇA A SEDE DO TÊNIS DE MESA
O veterano foi derrotado pelo tcheco Lubomir Jancarik por 4 sets a 2, com parciais de 7-11, 11-6, 11-4, 12-10, 10-12 e 11-8, e se despediu da competição.

Poucas horas antes, Hoyama havia garantido a classificação para a segunda fase, ao vencer Josue Donado, de El Salvador, por 4 sets a 0 (11-8, 11-6, 11-9 e 14-12), e ficou em segundo lugar no grupo.

Com isso, ele precisou enfrentar o tcheco, que também foi segundo em seu grupo, e iniciou bem, vencendo o primeiro set. Porém, Jancarik reagiu rapidamente e acabou com as chances do mesatenista de 38 anos. Nas oitavas-de-final, o tcheco terá pela frente o letão Matiss Burgis.

Agora, Hoyama terá de esperar a definição do terceiro nome que comporá a equipe brasileira em Pequim. Thiago Monteiro e Gustavo Tsuboi já estão garantidos (pois se classificaram para o torneio individual no Pré-Olímpico da América), e a tendência é que Hoyama dispute a vaga com Cazuo Matsumoto e Bruno dos Anjos.

O experiente mesatenista esteve muito próximo de alcançar a vaga no Pré-Olímpico da América, mas foi derrotado na final de um dos três torneios que deram classificação. No evento mundial, Hoyama teve duas vitórias e uma derrota na primeira fase, antes de cair diante de Jancarik.

Ele era o único representante do país no evento e buscava a vaga em sua quinta Olímpiada, pois já disputou em Barcelona-1992, Atlanta-1996, Sydney-2000 e Atenas-2004. No feminino, o Brasil não tem competidoras em Budapeste e a única classificada é Mariany Nonaka.

Compartilhe: