UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/05/2008 - 14h21

Gabriella Silva vence 100 m borboleta e pensa em baixar tempo

Fernanda Brambilla
No Rio de Janeiro
Na manhã seguinte à conquista do índice olímpico, a carioca Gabriella Silva ganhou a medalha de ouro nos 100 m borboleta do Troféu Maria Lenk, nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. Mostrando que está em ótima forma, ela nadou novamente abaixo da marca classificatória para Pequim (59s35) e, com 59s13, venceu com folga a prova em que detém o recorde sul-americano.

No masculino, Kaio Márcio não teve dificuldades para conquistar seu primeiro ouro, com 52s48, tempo abaixo do índice olímpico (52s86). No pódio, o paraibano teve a companhia de Fernando Silva, que anotou 53s02, e Gabriel Mangabeira, também já classificado, que fez 53s22.

Sem dormir à noite devido à animação após a conquista, Gabriella disse que aguardará até domingo para comemorar a ida às Olimpíadas. "Só quando terminar aqui vou poder curtir isso", disse ela, que já pensa em superar a marca. "Quero nadar 58s baixo, porque acho que as meninas devem conseguir nadar até 57s."

Gabriella falou da importância do aumento de índices na natação feminina, que já tem cinco índices individuais. "A natação feminina está mostrando resultados, e isso é muito importante para o país. Sei que muitas pessoas não entendem o quanto isso pode significar, mas só a gente tem a consciência do quanto isso foi difícil, de quão dura é a vida de atleta para conseguir isso."

A nadadora também lembrou o significado especial da conquista da vaga ao lado de Joanna Maranhão. "Estou há muito tempo longe da minha família, e ontem foi especial conseguir isso ao lado da Joanna, que é uma amiga muito querida. Estávamos juntas nessa briga e nós duas conseguimos. Agora, vamos baixar esses índices."

Em segundo lugar, a mais nova olímpica da delegação da modalidade, Daynara Lopes de Paula, obteve 59s81, seguida de Carolina Henao, que bateu em terceiro acima de 1min, com 1min00s22.

Compartilhe: