UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/04/2008 - 18h22

Protesto do Canadá tira vaga do Brasil no slalom

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O Brasil chegou a festejar uma vaga inédita na canoagem slalom, mas um protesto do Canadá acabou com a alegria e tirou a única chance de o país obter uma vaga nesta modalidade nas Olimpíadas de Pequim.

AFP
Poliana de Paula chegou a estar com a vaga, mas foi superada por canadense
CONHEÇA SEDE DA CANOAGEM
No último sábado, Poliana Aparecida de Paula havia terminado em terceiro lugar no K1 do Pré-Olímpico da América, atrás apenas das norte-americanas Heather Corrie e Zuzana Vanha. Porém a canadense Jessica Groeneveld alegou ter sido atrapalhada em sua descida, protestou junto à organização, o pedido foi aceito e ela teve direito a uma nova tentativa.

Nesta chance, Jessica conseguiu o tempo de 2min09s14 sem sofrer punições e acabou batendo a brasileira na somatória das duas descidas do dia por apenas 3s26. Como os EUA haviam obtido a vaga olímpica no Mundial realizado em Foz do Iguaçu no ano passado, o lugar continental ficou com o Canadá. A outra brasileira na prova, Milene Wolf, foi a 12ª colocada.

Na versão masculina do K1, o Brasil também esteve bem próximo da vaga, mas fracassou com o nono lugar de Gustavo Selbach, com o tempo total de 3min13s50.

O chileno Pablo McCandless se garantiu em Pequim, ao terminar em oitavo, com 3min09s12, atrás apenas de representantes dos EUA e do Canadá, que já tinham seus atletas garantidos. O brasileiro Ricardo Taques terminou o Pré-Olímpico na 28ª posição, três postos a frente do compatriota João Vitor Machado.

Já nas provas de C1 e C2, ambas no masculino, as duas vagas em jogo na cidade de Charlotte ficaram com os EUA. No C1, o melhor brasileiro foi Filipi Santin de Souza, com 3min59s58, em oitavo lugar, bem distante do norte-americano Benn Fraker.

Na disputa do C2, a parceria Cassio Petry e Bruno Machado terminou o Pré-Olímpico na sexta colocação, com 5min43s62. A vaga ficou com Austin Crane e Scott McCleskey, que completaram as duas descidas em 3min36s44.

Com isso, o Brasil não terá representantes na canoagem slalom em Pequim. Na modalidade, o país ainda tem mais uma chance de obter vaga nas provas de velocidade no Pré-Olímpico da América, que será disputado entre 15 e 18 de maio, na cidade canadense de Montreal.

Compartilhe: