UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/04/2008 - 13h42

Com 50% da forma, Diego deve esboçar série em 15 dias

Fernando Narazaki
Em São Paulo
Após passar por uma operação no joelho direito e ser uma das vítimas da dengue, o ginasta Diego Hypólito retomou os treinamentos na última semana e já tem prazo para ensaiar pela primeira vez a série do exercício de solo que deve apresentar nas Olimpíadas de Pequim.

Rafael Andrade/Folha Imagem
Após se recuperar de cirurgia, Diego espera testar série do solo em duas semanas
VEJA PERFIL DO GINASTA
DIEGO É OPERADO NO JOELHO
DENGUE LEVA DIEGO PARA HOSPITAL
"Hoje (segunda-feira), ele começou o treino para valer. Na semana passada, ele fez pouca coisa. Acho que em 15 dias ele já deve fazer o primeiro treino da série que quer para a Olimpíada", explicou o técnico de Diego, Renato Araújo, após o treino desta manhã, no Rio de Janeiro.

O treinador ficou satisfeito com o cuidado que o ginasta teve durante sua recuperação da cirurgia e da dengue. "Diria que ele voltou com 50% da forma. Não me surpreende, pois ele sempre se cuidou e já mostrou isso na operação que passou antes (em 2005). Lógico que ele vai precisar ganhar um pouco de resistência e na parte aeróbica, mas nada que preocupe", definiu.

Bicampeão mundial do solo, Diego Hypólito passou por uma artroscopia em 25 de março, iniciou a fisioterapia uma semana depois, mas teve de interromper o tratamento em 4 de abril, quando foi internado no Hospital Copa D'Or com dengue. Ficou quatro dias no local e pôde retomar os treinos físicos na última semana.

Agora, o ginasta testará duas séries e escolherá uma delas para os Jogos. "São duas séries que vamos testar. A primeira tem uma dificuldade três décimos maior que a do Mundial (do ano passado). A outra é seis décimos maior. Tudo vai depender da adaptação dele agora e isso a gente só vai definir no final de maio com os treinamentos e a execução da série", afirmou Araújo.

O primeiro "teste" de Diego com esta nova seqüência de movimentos será na etapa de Moscou da Copa do Mundo de ginástica, que será realizado entre 29 e 30 de maio. Por conta das complicações dos últimos meses, o ginasta ficou fora da etapa de Cottbus, na Alemanha, e não competirá em Tianjin, na China, que será disputado entre 14 e 15 de maio.

"Ele perdeu um pouco pelo fato de não ter ido para a Alemanha e nem para a China. São duas competições que ele poderia estar testando a série, mas a intenção é ver em Moscou, onde ele vai tentar fazer a série. Dependendo da execução, nós vamos sentar e definir", disse o treinador do bicampeão mundial.

No último Mundial, Diego dominou a prova do solo e foi o campeão, com 16.150 pontos. Ele foi dois décimos melhor que o espanhol Gervasio Deferr, segundo colocado no evento realizado em Stuttgart.

Compartilhe: