UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/04/2008 - 18h49

"Craques" brasileiros divergem sobre entrada do skate nas Olimpíadas

Paula Almeida
Em São Paulo
Sandro Dias, o Mineirinho, integra um comitê de profissionais envolvidos com o skate que querem incluir esse esporte no programaolímpico, quem sabe até a partir de 2012-Londres. Nesta quinta-feira, durante a apresentação do X Games Brasil, o paulista falou sobre seu sonho de ver a modalidade nos Jogos de Verão. Uma opinião divergente, porém, surgiu em meio à discussão: do não menos importante e premiado Bob Burnquist.

Fotocom/Divulgação
Mineirinho é favorável à inclusão do skate na Olimpíada, mas opinião não é unânime
"ZUADO", MINEIRINHO SE DIZ PRONTO
GRINGOS IMPRESSIONADOS
VEJA IMAGENS DOS TREINOS
OUTRAS NOTÍCIAS DE RADICAIS
Para Mineirinho, a inclusão do skate elevaria a importância do esporte. "Temos reuniões anuais e a próxima vai ser agora em julho, na Europa. Se o skate se tornar olímpico, vai atrair mais atenção, terá maior reconhecimento", opina o pentacampeão mundial que, no entanto, reconhece as dificuldades de ver seu sonho se concretizar em breve. "Acho difícil que entre nos Jogos de 2012 ou até mesmo na edição seguinte. É uma burocracia muito grande colocar um novo esporte nas Olimpíadas".

Já Bob Burnquist, com 14 medalhas de X Games no currículo, acha que a discussão ainda precisa ser aprofundada. Para ele, a falta de uma entidade forte que comande o skate dificulta qualquer pretensão do esporte. "Acho que é necessária uma representação maior do skate. Cada hora foi uma entidade que pediu a inclusão. Não faz sentido, por exemplo, que as associações de bicicleta peçam o skate nas Olimpíadas", comentou.

Bob ainda usa outro argumento para combater, por ora, a transformação do skate em modalidade olímpica. Em algumas edições do X Games pelo mundo, o skate vertical, uma das categorias mais famosas, foi retirada do programa, apesar das reclamações da maioria dos atletas. "Eu respeito a opinião do Sandro. Mas se o X Games já faz isso com o skate vert, imagina o que as Olimpíadas não fariam", prevê o skatista.

Enquanto os 'carrinhos' ainda brigam por um lugar nos Jogos Olímpicos, as bicicletas de BMX já conseguiram atingir tal meta. A estréia será neste ano, em Pequim, e o britânico Simon Tabron não esconde a empolgação.

"Esses nossos esportes ainda são muito jovens, e é sensacional ver essa transição do BMX, que está se transformando em esporte olímpico", comemora o biker que está em São Paulo para a disputa do X Games Brasil no final de semana. Ele, contudo, faz uma ressalva. "Mas é importante que o esporte mantenha suas raízes e que perceba que ele é tão importante para a Olimpíada quanto ela para ele".

Compartilhe: