UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/04/2008 - 09h17

Reflexo da ginástica masculina, Mosiah vai à Copa sem pensar em Pequim

Paula Almeida
Em São Paulo
O 17º lugar alcançado no Mundial de Stuttgart, no ano passado, garantiu à equipe brasileira masculina de ginástica vaga para apenas um atleta nos Jogos Olímpicos de Pequim. Bicampeão mundial do solo com um ouro naquela mesma competição, Diego Hypólito ficou com o direito de representar o país na China e recebeu o aval dos colegas. Assim, a participação desses outros ginastas nas etapas de Copa do Mundo deste ano tem um objetivo bastante peculiar, distinto das metas de Diego.

AP
Fora de Pequim-08, Mosiah Rodrigues quer chegar à super final da Copa do Mundo
SEM DEPENDÊNCIA POR DIEGO
MAIS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA
PÁGINA DE PEQUIM-08
É o caso de Mosiah Rodrigues, o mais experiente do time brasileiro, com uma participação olímpica no currículo (Atenas-2004). Nesta sexta-feira, o gaúcho inicia sua campanha na etapa de Maribor, Eslovênia, pensando na final da Copa do Mundo, a ser disputada em dezembro, em Madri.

Fora dos Jogos de Pequim, Mosiah quer agora obter resultados que o qualifiquem para a grande decisão, especialmente em um aparelho. "Minha expectativa é ir bem na barra fixa, porque sou o 11º colocado desse aparelho atualmente. Eu quero tentar ficar entre os oito que disputarão a super final no fim deste ano", diz o ginasta, que ainda competirá no solo, nas paralelas e no cavalo com alças em Maribor. "Eu vi a lista de participantes e percebi que essa etapa não está fraca não, está com um nível legal".

Um bom resultado na Eslovênia, porém, poderá não ser suficiente. "Como eu não sei se vou competir em outras etapas neste ano, talvez o meu resultado agora não vá adiantar", comenta Mosiah, referindo-se ao fato de que seus adversários poderão somar mais pontos do que ele se disputarem mais rodadas ao longo do ano. Como o rodízio masculino de ginastas brasileiros privilegiará Diego Hypólito e Victor Rosa (seu reserva em Pequim), a participação dos demais atletas é totalmente incerta.

Apesar do futuro nebuloso que tem pela frente neste ano, Mosiah Rodrigues está satisfeito com sua atual fase. "Acho que esse não é o melhor nem o pior momento da minha carreira, eu só estou tentando me manter em um bom nível".

Aos 26 anos, o gaúcho voltou a obter resultados importantes no ano passado, após uma cirurgia no ombro em 2006 que o tirou das competições. No Pan do Rio de Janeiro, conquistou uma prata na disputa por equipes e um ouro na barra fixa.

Outros três atletas brasileiros participarão da etapa eslovena da Copa do Mundo: Arthur Zanetti, também no masculino, e Juliana Santos e Milena Miranda, no feminino.

Compartilhe: