UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/04/2008 - 18h48

COB intervém no levantamento de peso; dirigente questiona

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O atraso na realização da eleição do Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP) levou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) a anunciar nesta terça-feira a intervenção no comando da entidade.

AFP
No Pan, Fabrício Mafra foi único do país a ir ao pódio, mas foi pego no doping
LEIA PERFIL DA EQUIPE NACIONAL
Através de comunicado oficial, o COB contesta a realização de uma sessão ordinária feita pela assembléia geral da CBLP em 4 de maio de 2005, que elegeu a nova diretoria que está atualmente no poder. A alegação é que a medida feriu o artigo 18 do próprio estatuto da Confederação, que marcava o pleito para janeiro de 2005.

Ao mesmo tempo, a entidade máxima do desporto brasileiro contesta a falta de uma nova eleição em janeiro deste ano para definir a nova diretoria. O COB também questiona o fato de a CBLP não ter endereço de sede e apenas sete membros no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), quando o exigido pela Lei Pelé são, no mínimo, nove componentes.

No mesmo comunicado, o COB designou Amilton Barreto de Barros Junior como interventor e presidente da CBLP, enquanto o caso não for resolvido. O dirigente será o responsável por prestar as contas da gestão e ainda alterar o estatuto da CBLP para cumprir as medidas solicitadas pelo COB, que ainda indicará os integrantes do conselho fiscal e do STJD da entidade.

Procurado pela reportagem do UOL Esporte, David Montero Gomez, que presidia a CBLP, contestou as alegações do COB. "A eleição anterior foi marcada para maio de 2005 pela antiga gestão. No estatuto anterior, não estava marcado para janeiro. Como esta eleição foi em maio, um novo pleito só deveria ser realizado em maio de 2008, o que ocorrerá, pois foi marcada uma eleição para 29 de abril. É uma questão de interpretação da lei", explicou.

Em relação ao STJD, Gomez argumentou que a CBLP seguiu apenas o que já estava sendo adotado pela gestão anterior. "O estatuto previa este número (sete componentes). De qualquer forma, na convocação do dia 29, já estava incluído esta adequação", definiu.

O mandatário da entidade evitou mencionar seus próximos passos, pois ainda não recebeu uma notificação oficial do COB. "Vou esperar este comunicado para ver o que fazer. A eleição está marcada e não vejo problema nesta medida. Fizemos o que estava previsto pelo estatuto", afirmou Gomez, que confirmou sua candidatura à reeleição.

A CBLP é a segunda entidade que está sob intervenção do COB. Desde 2007, a Confederação Brasileira de Vela também teve nomeado um interventor a pedido do então presidente Lars Grael.

Apesar da medida, Gomez não acredita que a preparação para as Olimpíadas de Pequim será afetada pelo imbróglio político. O levantamento de peso tem um representante garantido em Pequim, mas o seu nome ainda não foi definido.

Compartilhe: