UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/04/2008 - 11h58

EUA dominam Pan-americano e Juraci é quarto

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o paranaense Juraci Moreira foi o melhor do país no Pan-Americano de Triatlo, realizado nesse sábado em Mazatlán, no México. Ele terminou em quarto lugar na prova, com 1h47min38, ficando a apenas dez segundos do mexicano Francisco Serrano, que levou a medalha de bronze.

A prova foi dominada pelos EUA, que tiveram a dobradinha com Matt Chrabot (1h46min09) e Jarrod Shoemaker (1h47min27). Os dois lideraram a prova desde o início com boa distância para Serrano, que disputava o terceiro lugar com Juraci.

Apesar de ficar fora do pódio, o paranaense saiu feliz com a performance no México. "Fiquei muito contente com o resultado, pois as últimas três semanas, desde a minha lesão, foram bem desgastantes e tensas. Com esse resultado posso respirar mais aliviado e agora a vaga olímpica está bem mais próxima", disse.

Depois de Juraci, o brasileiro melhor colocado foi Marcus Vinícius Fernandes, que ficou em décimo lugar, com 1h49min01. Bruno Matheus foi o 13º. A prova no México somou pontos para o ranking mundial, que determinará os classificados para as Olimpíadas. Atualmente, Juraci é o 82º colocado e estaria fora dos Jogos.

Com o quarto lugar no México, Juraci deve ficar entre os 75 primeiros e sabe que precisará de bons resultados nas próximas provas. "Não senti dor e foi muito bom. Pelas minhas condições, achei a prova perfeita, consegui marcar os pontos que precisava e agora é ficar de olho no ranking olímpico e continuar a pontuar nas próximas etapas", avaliou.

Por enquanto, o único brasileiro que teria vaga em Pequim seria Reinaldo Colucci, atual 49º do ranking mundial e que não competiu no México. No feminino, Mariana Ohata é a única que também iria a China, pois ocupa a 36ª colocação.

Mariana não disputou a prova em Mazatlán, que foi vencida pela norte-americana Jilian Petersen, com 1h56min36. A canadense Lauren Groves (1h58min31) e a mexicana Adriana Corona (1h59min12) completaram o pódio. A melhor brasileira foi Vanessa Gianinni, 12ª colocada, com 2h02min59.

Compartilhe: