UOL Olimpíadas 2008 Notícias

20/04/2008 - 08h59

Brasil enfrenta China, Nova Zelândia e Bélgica na 1ª fase em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção masculina de futebol conheceu neste domingo seus primeiros adversários nos Jogos de Pequim, através do sorteio das chaves realizado em Pequim. A equipe do técnico Dunga começará a luta pelo inédito ouro olímpico para o país contra a anfitriã China, além de Nova Zelândia e Bélgica em compromissos do grupo C do torneio.

Os brasileiros fazem a estréia diante da Bélgica, na cidade de Shenyang, noroeste da China, local que costuma abrigar jogos da seleção do país. O jogo acontece no dia 7 de agosto (às 6h, horário de Brasília), um dia antes da abertura oficial dos Jogos - por questão de adaptação de tempo, a disputa do futebol tradicionalmente começa antes da cerimônia inaugural.

O segundo jogo será no dia 10 de agosto, contra a Nova Zelândia, também às 6h (horário de Brasília), mais uma vez em Shenyang. A terceira partida será no dia 13 de agosto contra a China (às 8h45 de Brasília), em Qinuangdao.

Na disputa feminina, a seleção de Marta e companhia enfrenta Coréia do Norte, Nigéria e a atual campeã mundial Alemanha, integrantes do grupo F. As brasileiras asseguraram classificação para a Olimpíada com a vitória por 5 a 1 sobre Gana no sábado, em jogo de repescagem, já que a equipe dirigida pelo técnico Jorge Barcellos ficou em segundo lugar na seletiva da América do Sul.

Guilherme Ribeiro, administrador da seleção principal, representou a equipe no evento realizado neste domingo no Regente Beijing Hotel, em Pequim. Paulo Dutra foi o representante da equipe feminina do país no sorteio.

O torneio olímpico masculino será disputado por 16 seleções, divididas na primeira fase em quatro grupos. Por sua vez, a competição das mulheres conta com 12 equipes, repartidas em três chaves de quatro integrantes.

A Argentina, atual campeã olímpica entre os homens, ficou no grupo A, ao lado de Costa do Marfim, Sérvia e Austrália. O grupo B reúne as seleções de Holanda (campeã européia sub-21), Nigéria, Japão e Estados Unidos. A Itália está no D, ao lado de Camarões, Coréia do Sul e Honduras.

No masculino, a lista de convocados para a disputa dos Jogos de Pequim deve ser cedida à organização até 18 de julho. A relação contará com 15 jogadores com idade olímpica (igual ou inferior a 23 anos) e com outros três atletas mais velhos que o limite da competição, em prerrogativa concedida às seleções participantes do torneio masculino.

Antes disso, Dunga terá a chance de testar alternativas e ratificar convicções em amistoso da seleção olímpica previsto para 22 de junho, com local e adversário ainda indefinidos. A expectativa, ainda, é que o grupo masculino se reúna 15 dias antes dos Jogos de Pequim e que, eventualmente, realize mais jogos preparativos.

Em Pequim, a seleção masculina colocará em jogo mais uma vez um antigo sonho do futebol brasileiro, que, a despeito de testemunhar a aparição de grandes gerações, jamais conquistou o ouro olímpico. Os melhores resultados do país, até o momento, são as pratas de os Angeles (1984) e Seul (1988), além do bronze de Atlanta (1996). A equipe não se classificou para a última disputa, em Atenas (2004).

Compartilhe: