UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/04/2008 - 10h37

Com goleada, futebol feminino do Brasil vai à Olimpíada pela 4ª vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O futebol feminino do Brasil conquistou vaga nas Olimpíadas de Pequim. A seleção comandada por Jorge Barcellos encontrou muita facilidade e goleou Gana por 5 a 1, neste sábado, em Pequim, em partida eliminatória para a competição que acontece em agosto.

AFP
Cristiane comemora um dos dois gols que marcou na fácil vitória do Brasil sobre Gana
VEJA ÁLBUM DE FOTOS DA PARTIDA
PÁGINA DAS OLIMPÍADAS DE PEQUIM
Essa é a quarta vez que o Brasil disputará a modalidade nas Olimpíadas. A equipe ficou em quarto lugar em Atlanta-1996 e Sydney-2000 e obteve a medalha de prata em Atenas-2004, ao perder a final na prorrogação para os Estados Unidos.

O desafio, dessa vez, é bem maior. As brasileiras entrarão como uma das favoritas ao título, ao lado de Alemanha e Estados Unidos. Além do vice olímpico, a equipe vem de um vice-campeonato Mundial -perdeu para a Alemanha a final do ano passado- e conta com a melhor jogadora do mundo (Marta).

No "mata-mata" contra Gana, o Brasil não encontrou um adversário do mesmo nível. Mesmo sem apresentar o futebol que brilhou no ano passado, também com o título dos Jogos Pan-Americanos, o time dominou o confronto depois que abriu o placar.

O primeiro gol saiu aos 19min do primeiro tempo. Em cobrança de falta de longa distância, Marta colocou a bola na área, mas a goleira Suleimana falhou, e a bola entrou diretamente no gol. Antes disso, a camisa 10 do Brasil já havia acertado a trave.

A vantagem no placar só permitiu um domínio territorial do Brasil, sem fazer grandes jogadas ofensivas. Em um lance isolado, a equipe aumentou a diferença aos 42min. Marta deu passe por cima da zaga para Cristiane, que tocou por cima da goleira.

No segundo tempo, o Brasil não perdeu o ritmo e marcou o terceiro gol aos 7min, em jogada de bola parada. Formiga, que disputará sua quarta Olimpíada, cobrou escanteio da esquerda, e Aline, de cabeça, acertou o ângulo direito.

As jogadas de bola aérea, então, passaram a ser o ponto forte do Brasil na partida. Aos 25min, Cristiane, eleita a terceira melhor jogadora do mundo no ano passado, voltou a marcar, dessa vez de cabeça, após cruzamento de Daniela Alves da direita.

O quinto gol brasileiro saiu dois minutos depois. Após jogada ensaiada de escanteio, Formiga cruzou para Cristiane, que desviou para o meio da área, encontrando Rosana, livre, para tocar de cabeça no canto direito.

Com a classificação assegurada, o Brasil relaxou e não assustou mais o gol de Suleimana. E a seleção ganense ainda diminuiu o placar aos 30min. Em jogada de velocidade, Amankwah recebeu passe em profundidade e, da entrada da área, tocou na saída da goleira Bárbara.

Compartilhe: