UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/04/2008 - 09h55

UOL Esporte lança perfis dos atletas brasileiros

UOL Esporte
Em São Paulo
BRASILEIROS EM PEQUIM
AP
Com três Jogos, Scheidt é mais experiente
Divulgação
Aos 47, Yamamoto é o mais velho do grupo
AP
Nocetti vendeu picolés para continuar no ciclismo, que depois abandonou pelo remo
PERFIL DE ROBERT SCHEIDT
PERFIL DE STÊNIO YAMAMOTO
PERFIL DE ANDERSON NOCETTI
TODOS OS PERFIS DO GRUPO
O Brasil tem mais de 150 vagas já garantidas nas Olimpíadas de Pequim. Até agora, porém, apenas 59 atletas têm certeza que vão competir na China. Entre eles, estrelas do esporte como o bicampeão olímpico Robert Scheidt, da vela, e quase desconhecidos, como Débora Nunes, do taekwondo. Nesta sexta-feira, o UOL Esporte estréia a seção de perfis dos Jogos de Pequim, contando a história dos primeiros olímpicos brasileiros de 2008.

O grupo tem equipes definidas, como a de vela, que vai levar 12 atletas para a cidade de Qingdao, onde serão realizadas as regatas, e a de taekwondo, com três integrantes, incluindo a campeã mundial Natália Falavigna. Outras, como as de natação e atletismo, ainda podem mudar bastante, com atletas atualmente classificados perdendo lugar na lista.

O mais velho dos olímpicos já classificados é o atirador Stênio Yamamoto, de 47 anos, que disputará sua primeira Olimpíada. A mais jovem é a velejadora Patrícia Freitas, de 18 anos, que também estreará nos Jogos. O mais experiente é Robert Scheidt, 35 anos, que parte para sua quarta Olimpíada, enquanto 34 atletas farão sua estréia olímpica na China.

Medalhista de bronze no Mundial de judô do Rio de Janeiro, no ano passado, o carioca João Gabriel Schlittler é o mais alto, com 1,99m, e o mais pesado, com 110 kg. O mais leve é o maratonista Franck Caldeira, com apenas 49 kg, e a mais baixinha, a saltadora Juliana Veloso, com 1,60. A média de idade do grupo é de 26 anos, com 71,7 kg e 1,76 m de altura.

Entre as histórias mais inusitadas, a delegação de remo contribui com duas. O veterano Anderson Nocetti, por exemplo, vendeu picolés para seguir praticando ciclismo, antes mesmo de começar a remar. Já Thiago Gomes só foi para o remo porque sua mãe o ameaçou, com uma vara de goiabeira nas mãos.

Compartilhe: