UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/04/2008 - 15h49

Norte-americanos querem ouro olímpico como protesto contra a China

Das agências internacionais
Em Chicago (EUA)
Atletas norte-americanos declararam nesta segunda-feira que a melhor maneira de protestar contra a política da China no Tibete é ganhar o ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

"Somos humanos? Temos consciência em nossas mentes e corações? Sim", afirmou Heather O'Reilly, jogadora que defendeu a seleção feminina de futebol dos EUA em Atenas-2004. "Mas somos atletas. Vamos lá jogar um esporte."

Mais de 125 atletas dos Estados Unidos que já estão classificados às Olimpíadas se reuniram em Chicago em uma pequena conferência de três dias, após os protestos contra a passagem da tocha olímpica no país. Muitos defenderam o boicote à competição, ou ao menos à cerimônia de abertura.

Os manifestantes em Londres, Paris e San Francisco causaram interrupções no trajeto olímpico da chama na semana passada. O presidente do COI, Jacques Rogge, admitiu uma crise gerada pela política do país-sede com o Tibete, mas ao mesmo tempo indicou que o movimento olímpico já havia superado tormentas piores.

"Nosso comitê olímpico fez um apelo para abrirmos nossas mentes e, se temos opiniões divergentes, que assim seja", afirmou a capitã Kate Markgraf. Muitos pensam que os triunfos no torneio olímpico não serão ofuscados pela política.

"A política sempre fez parte de tudo na nossa vida, mas a única coisa que pode ser apagada é a chama olímpica", disse a colega de seleção Abby Wambach.

O prefeito de Chicago, Richard M. Daley, lembrou que "os esportes unem atletas e países, e é pos isso que queremos oferecer, em 2016, Jogos que deixem uma herança duradoura para a cidade e para o mundo." Chicago é uma das cidades candidatas a receber os Jogos Olímpicos de 2016, assim como o Rio de Janeiro.

Compartilhe: