UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/04/2008 - 14h54

Cielo vai acirrar briga com recordistas dos 50 m livre, aposta Scherer

Fernanda Brambilla
Em São Paulo
Com a tutela do velocista César Cielo, o ex-nadador e agora empresário Fernando Scherer já entrou na torcida pelo novo pupilo, que competirá neste fim de semana no GP de Ohio. Para Xuxa, Cielo vai abaixar suas marcas e entrar na briga pelo recorde mundial dos 50 m livre, protagonizada pelo australiano Eamon Sullivan e o francês Alain Bernard.

AP
Cielo vibra com vitória em prova em jardas no Campeonato Universitário dos EUA
SCHERER VIRA EMPRESÁRIO DE CIELO
"Cielo vai nadar para 21s4 nesse fim de semana", aposta Scherer, que conversou com o nadador essa semana. "Se for sem o maiô, acho que ele pode nadar 21s50." Inscrito nos 50 m e 100 m livres, Cielo tentará melhorar os 21s84 obtidos nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, sua melhor marca na prova mais rápida. Nos 100 m, ele tem 48s49, obtidos no GP de Missouri.

O atual recordista mundial, Eamon Sullivan, cravou 21s28 ao vencer a distância no Campeonato Australiano de natação, superando uma marca que já lhe pertencia nas eliminatórias do torneio, em que o nadador obteve 21s41. Antes disso, Sullivan, que superou a marca do russo já aposentado Alexandr Popov, 21s64, com 21s56 em Nova Gales do Sul, tinha perdido o trunfo para o francês Alain Bernard, que anotou 21s50 no Campeonato Europeu, em Eindhoven.

Para Scherer, no entanto, Cielo deve surpreender com um grande tempo. "Cielo está no mesmo nível do francês e do australiano", comentou o ex-velocista, que já projeta o brasileiro na final olímpica. "Ele pode ganhar como pode perder desses caras, mas a briga é em igualdade. Cielo está em grande fase."

Segundo o novo empresário, o nadador está animado para a competição, apesar do cansaço do recente NCAA, competição universitária em jardas que Cielo disputou no fim de semana. "Conversei com o Cielo e ele está animadíssimo, na maior pilha. Quer manter a boa forma que demonstrou no NCAA. Eu até preferiria que ele não forçasse, não acho tão importante que ele apareça antes da Olimpíada. Pra quê? Pra gerar mais pressão? Eu discordei dele, mas não adianta, ele quer dar o máximo de si", contou Scherer, que atenta para os dias que separam as competições.

"Uma semana é bastante coisa. Ele pode chegar bem, como pode chegar cansado, com fadiga. Ou seja, ele pode nadar muito bem, como ele planeja e quer fazer, como pode nadar mal, sentir o cansaço", amenizou o novo empresário. "Tudo vai depender de como ele vai se recuperar durante esses dias."

Compartilhe: