UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/04/2008 - 13h33

Fernando Scherer vira empresário de "sucessor" Cielo

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O nadador César Cielo, principal velocista do país, passará a contar com a ajuda de um empresário que tomará conta de sua carreira, o ex-nadador Fernando Scherer. Xuxa, que abandonou as piscinas no ano passado, já atuava como conselheiro do nadador, apontado como seu sucessor nas provas rápidas, e agora assumirá o posto oficialmente.

CIELO NA BRIGA POR RECORDE
AP
Com a tutela de Cielo, Scherer já entrou na torcida pelo novo pupilo, que competirá neste fim de semana no GP de Ohio. Para Xuxa, Cielo vai abaixar suas marcas e entrar na briga pelo recorde mundial dos 50 m livre, protagonizada pelo australiano Eamon Sullivan e o francês Alain Bernard.

"Cielo vai nadar para 21s4 nesse fim de semana", aposta Scherer, que conversou com o nadador essa semana. "Se for sem o maiô, acho que ele pode nadar 21s50." Inscrito nos 50 m e 100 m livres, Cielo tentará melhorar os 21s84 obtidos nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, sua melhor marca na prova mais rápida. Nos 100 m, ele tem 48s49, obtidos no GP de Missouri.
LEIA MAIS
"É um orgulho cuidar da carreira do Cielo, que é um excelente nadador e tem grandes chances de trazer uma medalha de ouro olímpica para o Brasil. Já o ajudava como amigo, sempre conversamos muito, e agora farei isso também como empresário", disse Scherer, medalhista de bronze em Atlanta-1996 nos 50 m livre, ao UOL Esporte. Este será o primeiro atleta assessorado diretamente pelo ex-nadador.

Para isso, Cielo deixará de competir pela Universidade de Auburn, já que se tornará nadador profissional. No último fim de semana, Cielo competiu pela última vez no NCAA, Campeonato Universitário dos Estados Unidos, e venceu em piscina de jardas nos 50 e 100 livres.

"Estava só esperando o Cielo pedir a dispensa de Auburn para poder falar com ele sobre patrocínios", contou o ex-nadador, que continuará aconselhando Cielo também fora das piscinas. Por ora, no entanto, a relação dos dois será via telefone, já que o pupilo segue morando nos EUA. "Até terminar o curso, Cielo permanece nos Estados Unidos. Depois, vamos ver."

"Quero evitar que ele cometa erros que eu cometi na minha carreira. Além disso, quero evitar que o perturbem à toa. Nem que for pra assinar contrato, quando ele chegar só vai faltar o nome dele, o resto estará pronto. A função dele será só nadar, do resto cuidarei eu", disse Scherer.

Segundo o ex-atleta, o primeiro contato sobre a parceria ocorreu no ano passado, durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. "Estávamos conversando e ele me perguntou se eu poderia ajudá-lo. Sempre fomos muito próximos e eu disse que o faria", lembrou Scherer.

Mesmo assim, Scherer enfatizou que não vai interferir no planejamento de Cielo até os Jogos Olímpicos. "Ele já traçou as metas dele e está seguindo seu calendário, fazendo as competições e treinando muito duro", afirmou o empresário.

Compartilhe: