UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/03/2008 - 08h14

Grupo "Repórteres sem Fronteiras" assume autoria de protesto na Grécia

Das agências internacionais
Em Olímpia (Grécia)
O grupo RSF (Repórteres sem Fronteiras) assumiu a autoria do protesto realizado durante a cerimônia de acendimento da tocha olímpica, na manhã desta segunda-feira, em Olímpica, na Grécia.

EFE
Protestante é preso durante a cerimônia de acendimento da tocha na Grécia
TOCHA É ACESA COM PROTESTO
VEJA FOTOS DA CERIMÔNIA
Durante o discurso do presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, Qi Lieu, duas pessoas invadiram o local com bandeiras negras com os anéis olímpicos em forma de algemas, em alusão à falta de liberdade na China.

O protesto foi contrário ao posicionamento do governo chinês e a favor dos direitos humanos no Tibete.

"Se a chama olímpica é sagrada, os direitos humanos também são", disse o grupo, por meio de nota oficial. "Não podemos deixar o governo chinês aproveitar a tocha olímpica, um símbolo de paz, sem denunciar a dramática situação dos direitos humanos no país."

A polícia interveio rapidamente e deteve os manifestantes. O grupo confirmou que o secretário geral Robert Ménard e outros dois integrantes foram "neutralizados" pelas autoridades.

Quando o incidente aconteceu, a emissora de televisão oficial do evento interrompeu a transmissão. As TVs grega e chinesa não comentaram o ocorrido.

Os oficiais ainda informaram que um tibetano e um fotógrafo grego que acompanhavam a dupla de manifestantes também foram detidos fora do local. Depois, outras pessoas que fizeram diversos protestos foram presas. O número de detidos, segundo fontes, gira em torno de 20.

"Um dos nossos colegas disse que viu os dois sendo levados por cerca de 20 policiais", disse Lhadon Tethong, diretor do grupo "Students for a Free Tibet".

O "Repórteres sem Fronteiras" já havia emitido uma nota oficial no dia 18 deste mês pedindo que os país boicotasse a cerimônia de abertura dos Jogos. "Pedir o boicote total dos Jogos não é uma boa solução. O objetivo não é privar os atletas da maior competição esportiva mundial, nem o público de um espetáculo como este."

Agora, o grupo indicou que planeja aumentar a "propaganda" para que os países boicotem a participação na cerimônia de abertura das Olimpíadas, dia 8 de agosto.

*atualizada às 8h48

Compartilhe: