UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/03/2008 - 06h35

Tocha olímpica é acesa na Grécia; manifestantes invadem cerimônia

Das agências internacionais*
Em Olímpia (Grécia)
Um protesto a favor dos direitos humanos na China marcou a cerimônia de acendimento da tocha olímpica na manhã desta segunda-feira, em Olímpia, na Grécia.

A TOCHA DE PEQUIM
AFP
Uma ameaça de chuva adiantou a cerimônia na Grécia em uma hora
EFE
Manifestantes protestaram a favor dos direitos humanos na China
acendimento da tocha: 24 de março
25 a 29/3: percurso até Atenas
30/3: Cerimônia de entrega à China
31/3: Chegada da tocha a Pequim
2/4: Almaty (Cazaquistão)
3/4: Istambul (Turquia)
5/4: São Petersburgo (Rússia)
6/4: Londres (Inglaterra)
7/4: Paris (França)
9/4: São Francisco (EUA)
11/4: Buenos Aires
13/4: Dar es Salaam (Tanzânia)
14/4: Mascate (Omã)
16/4: Islamabad (Paquistão)
17/4: Mumbai (Índia)
19/4: Bancoc (Tailândia)
21/4: Kuala Lumpur (Malásia)
22/4: Jacarta (Indonésia)
24/4: Camberra (Austrália)
26/4: Nagano (Japão)
27/4: Seul (Coréia do Sul)
28/4: Pyongyang (Coréia do Norte)
29/4: Ho Chi Minh (Vietnã)
2/5: Hong Kong
3/5: Macau
4/5 a 7/8: Percurso na China
8/8: Chegada ao Estádio Olímpico
GRUPO ASSUME O PROTESTO
MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA
CONFIRA O TRAJETO DA TOCHA
Durante o discurso do presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, Qi Lieu, três pessoas invadiram o local com bandeiras negras com algemas no lugar dos anéis olímpicos. O grupo "Repórteres sem Fronteiras" assumiu a autoria do protesto.

A polícia interveio e deteve os manifestantes. Mais de 1 mil policiais foram destacados para a segurança do local. As câmeras de televisão cortaram as imagens da cena da invasão.

Fora do local da cerimônia, a polícia ainda prendeu outros manifestantes pró-direitos humanos no Tibete. O número permanece indefinido, mas fontes indicam que cerca de 20 pessoas foram detidas.

A previsão meteorológica indicava forte chuva no local nesta segunda e, por isso, o início da cerimônia foi antecipado em uma hora. Antes do acendimento da tocha, dirigentes, como o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, e políticos se pronunciaram sobre os Jogos.

"A tocha une os atletas aos cidadãos de todo o mundo, tem a força de unir a humanidade e representa a harmonia. Durante o revezamento, todos estarão em contato com sua força e os valores que representa", disse Rogge em seu discurso. "Hoje abrimos o caminho para os primeiros jogos na China. Espero que a missão seja cumprida."

A chama foi acesa por volta das 6h50 (horário de Brasília) e vai iniciar sua peregrinação pelo mundo. A tocha vai chegar a Pequim no dia 8 de agosto, para a cerimônia de abertura dos Jogos.

Usando os raios do sol e um espelho côncavo, a atriz Maria Nafpliotou, no papel de uma sacerdotisa, foi a responsável por acender a tocha no Templo de Hera. O grego Alexandros Nikolaidis, medalha de prata no taekwondo nos Jogos de Atenas-2004, foi o primeiro atleta a carregar a chama.

Minutos depois, uma mulher tibetana com o corpo pintado de vermelho deitou na frente de Nikolaidis no início do revezamento da tocha. Enquanto isso, pessoas gritaram "Free Tibet" ("Tibete livre") e "Shame on China" ("Vergonha").

"É sempre triste ver esse tipo de protestos. Mas eles não foram violentos e eu penso que isso é importante", disse Rogge.

*atualizada às 8h44

Compartilhe: