UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/03/2008 - 13h46

China acusa Dalai Lama de espalhar o terrorismo

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
Em meio a uma série de distúrbios políticos entre China e Tibete, o país sede das Olimpíadas de 2008 acusa o líder espiritual tibetano, Dalai Lama, de espalhar o terrorismo entre seus seguidores.

AP
Líder espiritual tibetano é acusado de espalhar o terrorismo entre seus seguidores
LEIA MAIS SOBRE PEQUIM 2008
Enquanto a China se preocupa em aumentar a segurança para evitar uma rebelião anti-chinesa, o governo chinês faz propagandas contra Dalai Lama, responsabilizando-o pelos problemas entre os dois países.

"Nós devemos... conquistar a vitória final em todos os aspectos contra as forças separatistas para ajudar a assegurar o sucesso dos Jogos Olímpicos de Pequim com uma situação social estável na Região Autônoma do Tibete", disse o governador da região, Qiangba Puncog.

O jornal do Partido Comunista, Diário do Povo, também não poupou críticas ao vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1989, que deixou a China em 1959.

"A dita 'não-violência pacífica' do grupo do Dalai é uma completa mentira do início ao fim", declarou o jornal. "Em 2008, os Jogos Olímpicos de Pequim, ansiosamente esperados pelo povo do mundo todo, chegarão. Mas o Dalai Lama está planejando o seqüestro dos Jogos Olímpicos para forçar o governo chinês a fazer concessões à independência do Tibete", finalizou.

O jornal chinês acusou ainda o líder espiritual tibetano de orquestrar ataques com a ajuda de grupos separatistas que buscam a independência do Turquestão Oriental, de maioria muçulmana, no noroeste da região chinesa de Xinjiang.

Compartilhe: