UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/03/2008 - 08h18

Federação Internacional homologa índice de Júlio Almeida no tiro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O brasileiro Júlio Almeida garantiu sua participação em mais uma prova nos Jogos Olímpicos de Pequim. A ISSF (Federação Internacional de Tiro Esportivo) homologou a marca de 543 pontos - três acima do exigido - obtida segunda-feira pelo atirador na eliminatória da pistola livre 50m do Campeonato Sul-americano de Tiro Esportivo, , no Complexo Esportivo de Deodoro.

Divulgação
Júlio Almeida representará o Brasil em três provas de tiro nas Olimpíadas de Pequim
LEIA MAIS SOBRE PEQUIM 2008
Agora, Júlio representará o Brasil em três provas, pois já tinha o índice na pistola de ar 10m e na pistola de tiro rápido 25m.

A princípio, o Sul-americano não valeria como seletiva olímpica, mas a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE) pediu a homologação da marca junto à ISSF. A validação do índice foi confirmada pelo delegado técnico da ISSF Carlos Silva, que está no Rio de Janeiro para acompanhar a etapa brasileira da Copa do Mundo, que começou neste sábado, também no Complexo Esportivo de Deodoro.

Foram avaliados pontos como organização, exame antidoping, qualidade dos alvos e do estande de tiros e número de países participantes. "Analisamos vários pontos do Campeonato Sul-americano e tudo estava perfeito, dentro dos padrões da ISSF", disse Carlos Silva.

A homologação do índice encerrou a boa semana de Júlio Almeida. Nas cinco provas que disputou no Sul-americano, ele conquistou quatro ouros (pistola livre 50m, pistola de fogo central 25m, pistola de tiro rápido 25m e pistola standard 25m) e uma prata (pistola de ar 10m).

"Foi uma semana cheia de alegrias. Fiz um excelente Sul-americano e agora veio a notícia da homologação do índice olímpico. É um estímulo a mais para a Copa do Mundo e para o treinamento até Pequim", comemorou Júlio, que nesta terça-feira, dia 25, disputará a prova da pistola livre 50m na etapa da Copa do Mundo.

Compartilhe: