UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/03/2008 - 13h20

Chefe da Missão Brasileira aposta no país entre os 10 em Pequim

Heloisa De Guide
Em São Paulo
O chefe da Missão Brasileira na Olimpíada de Pequim, Marcus Vinícius Freire, se mostrou otimista quanto ao desempenho do país nos Jogos da China. De acordo com o dirigente, o Brasil tem condições de superar a 16ª colocação obtida em Atenas-2004, e ficar entre os 10 melhores.

AFP
César Cielo, nos 50 m livres, é um dos atletas brasileiros com chance de medalha
BERNARDINHO CONFIA EM RODRIGÃO
PEQUIM SERÁ DIVISOR DE ÁGUAS
HORTÊNCIA ALFINETA CBB
LEIA MAIS SOBRE PEQUIM 2008
"Nossa expectativa é ter mais esportes participando, e com mais atletas. Não há como fazer uma previsão de medalhas, mas o objetivo é estar entre os 10 primeiros", afirmou Freire em evento promocional de lançamento da Dream Factory Sports, no Clube Pinheiros, em São Paulo.

Para o chefe da delegação, um dos fatores que levariam a essa melhora é o melhor planejamento que as confederações nacionais estão seguindo para o evento.

"Todas as 28 confederações estão muito bem preparadas, fizeram uma programação mais detalhada. Além disso, já são quatro anos da Lei Agnelo/Piva, o que faz muita diferença", argumentou Freire, que preferiu não apostar em um certo número de medalhas.

A previsão de Marcus Vinícius Freire é bem mais positiva do que a projeção feita pelo Ministério do Esporte, que pôs como meta que o país termine a competição chinesa entre o 11º e o 15º lugares de acordo com o Plano Nacional de Desenvolvimento do Esporte, divulgado nesta terça-feira pela Folha de S. Paulo. Somente para 2016, o governo aposta no Brasil na 10ª colocação. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro), no entanto, evita traçar metas para o desempenho brasileiro nas Olimpíadas.

Uma estimativa traçada pelo Comitê Olímpico Italiano (CONI) neste mês para Pequim, qualificou o Brasil em 12º lugar, com 12 medalhas, seis ouros, três pratas e três bronzes. Seguindo o raciocínio dos italianos, o país ficaria abaixo de Estados Unidos, China, Rússia, Austrália, Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália, Coréia, Bielorússia e Espanha.

Em Atenas 2004, os brasileiros conquistaram dez medalhas, sendo cinco de ouro (com o vôlei masculino, Robert Scheidt e Torben Grael/Marcelo Ferreira na vela, Rodrigo Pessoa no hipismo e Ricardo/Emanuel no vôlei de praia), dois de prata (com o futebol feminino e Adriana Behar/Shelda no vôlei de praia), e três de bronze (com Leandro Guilheiro e Flávio Canto no judô, e Vanderlei Cordeiro na maratona).

Compartilhe: