UOL Olimpíadas 2008 Notícias

13/03/2008 - 15h11

Thiago Pereira minimiza resultados ruins no Sul-Americano

Heloisa de Guide
Em São Paulo
Principal nome da natação brasileira, Thiago Pereira decepcionou no primeiro dia de finais do Sul-Americano de Natação, disputado em São Paulo. Nesta quinta-feira, o nadador esteve nas piscinas para disputar os 200 m costas e os 200 m livre, mas não conseguiu nenhuma medalha de ouro.

Divulgação CBDA
Thiago Pereira garante que resultados ruins é normal devido à rotina de treinamentos
1º DIA DE FINAIS NO SUL-AMERICANO
VEJA AS IMAGENS DO DIA
LEIA MAIS SOBRE OLIMPÍADAS
Apesar dos resultados abaixo do esperado, Thiago tentou minimizar os tempos conquistados. "O Sul-Americano para mim é apenas um torneio preparatório. Resolvi competir em sete provas para testar os meus limites e dificuldades, fazendo um treino mais anaeróbico", afirmou atleta que faturou oito medalhas no Pan do Rio-2007, sendo seis de ouro.

"Aqui no Sul-Americano estou competindo de sunga, e não com o fast skin (material específico para natação), porque é mais difícil, dói mais para nadar. Estou criando algumas dificuldades agora para ficar mais fácil lá na frente, nas Olimpíadas de Pequim", acrescentou.

Outra prova do 'desleixo' de Thiago Pereira na competição, foi o seu visual com barba. Vale lembrar que para a conquista de bons resultados na piscina, grande parte dos nadadores raspa todos os pêlos do corpo, para evitar a perda de tempo durante as provas.

Na primeira prova, os 200 m costas, Thiago fez 2min05s70 e ficou na segunda posição, sendo superado apenas pelo também brasileiro Lucas Salatta, que faturou o título, com a marca de 02min01s22.

Já nos 200 m livre, uma de suas melhores provas e prioridade nos treinamentos, Thiago Pereira não conseguiu um bom desempenho, terminando fora do pódio, na quarta posição, com 1min53s23. O título ficou com o brasileiro Rodrigo Castro, que cravou 1min50s41.

Fernando Vanzela, técnico do atleta, explicou a opção de competir neste Sul-Americano, e garante que o objetivo principal não é bater recordes e conquistar medalhas.

"Aqui é o que chamamos de treino-competição. É mais para o Thiago se preparar mesmo, até porque não há treino como esse, onde os atletas conseguem um desempenho melhor", justificou Vanzela.

Segundo o treinador, Thiago Pereira está num ritmo intenso de preparação física. O nadador corre cerca de 55km e faz três dias de musculação por semana. Por esse motivo, não espera grandes resultados do atleta. "Eu ficaria sinceramente surpreso se ele conseguisse melhorar muito as marcas dele", analisou.

Nesta fase de treinamentos intensos para as Olimpíadas de Pequim, o brasileiro faz questão de explicar seu rendimento, e garante que a falta de resultados expressivos nesse momento é comum.

"As pessoas que não sabem muito sobre natação não entendem que não tem como bater os tempos toda hora. Todo atleta tem uma fase ruim, e isso é normal", finalizou.

Compartilhe: