UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/03/2008 - 17h42

Após romper ligamento, Rodrigão é operado em Curitiba

Do UOL Esporte
Em São Paulo
O meio-de-rede Rodrigão foi operado com sucesso nesta segunda-feira em Curitiba, no Paraná. O jogador rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no dia 28 de fevereiro, quando defendia seu time, o Mecerata, na Copa da Itália de vôlei.

Arquivo
Tempo de recuperação será de, no mínimo, quatro meses, dificultando a ida a Pequim
LEIA MAIS SOBRE AS OLIMPÍADAS
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VÔLEI
O médico Álvaro Chamecki, que coordenou a equipe que realizou a cirurgia, confirmou que o tempo de recuperação será de, no mínimo, quatro meses, dificultando a participação do meio-de-rede nas Olimpíadas de Pequim. Mesmo que volte no prazo mínimo, ele teria apenas um mês para voltar à jogar bem e ser convocado pelo técnico Bernardinho.

Com o rompimento do ligamento, os médicos tiveram de implantar um enxerto no joelho para fazer o papel do ligamento danificado. O procedimento durou cerca de uma hora. "Transcorreu tudo bem na operação, realizada na manhã de hoje (segunda-feira), no Hospital Vita, em Curitiba. Em seguida, Rodrigão iniciou a recuperação, de maneira básica, aqui mesmo no hospital", disse Chamecki.

Rodrigão deve receber alta já na manhã de terça-feira e terá de andar de muletas entre 7 e dez dias. "A previsão de retorno ao vôlei é de quatro a oito meses, dependendo da sua recuperação. Liberaremos a carga progressivamente, a fim de que a mobilidade vá melhorando. Na próxima etapa da recuperação, será realizado um trabalho de fortalecimento da musculatura para proteger o neoligamento (enxerto)".

Fisioterapeuta da seleção brasileira, Guilherme Tenius já prepara o cronograma de recuperação do jogador, que deve ser intensificado em até três semanas. "Nas duas, três primeiras semanas, não temos como acelerar muito a recuperação. Esse trabalho inicial é bem devagar, visando à mobilidade da articulação. O joelho operado deve ficar o menos inchado possível. A evolução é gradativa. Temos de respeitar os prazos de cicatrização e, se possível, fazer um algo a mais que não esteja no protocolo", explicou Tenius.

Esta não é a primeira vez que Rodrigão se machuca às vésperas de uma Olimpíada. Em 2004, um edema ósseo na perna direita quase o tirou dos Jogos em Atenas, em que a seleção obteve o ouro olímpico.

Compartilhe: