UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/03/2008 - 09h16

Poluição faz recordista da maratona correr apenas 10.000 m em Pequim

Das agências internacionais
Em Adis Adeba (ETI)
O etíope Haile Gebrselassie confirmou nesta segunda-feira que está fora da maratona dos Jogos Olímpicos de Pequim. Dono da melhor marca da história na distância, ele anunciou que a poluição da capital chinesa é o motivo para a sua desistência.

Reuters
Recordista mundial da maratona, Haile Gebrselassie planeja correr só os 10.000 m
BRASILEIROS BUSCAM ÍNDICE
JUDÔ FEMININO VAI COM NOVATAS
PIAUIENSE SUPERA DESCONFIANÇA
Gebrselassie, porém, espera estar na prova dos 10.000 m dos Jogos. "A poluição é uma ameaça para a minha saúde e será difícil correr 42 km nestas condições", afirmou o fundista, que sofre de asma.

Gebrselassie, que correu em 2h04min26s a maratona de Berlim (ALE) em setembro de 2007, já tem duas medalhas de ouro olímpicas (1996 e 2000) nos 10.000 m e quer repetir o feito em Pequim. "Eu não estou pulando fora dos Jogos Olímpicos. Eu planejo participar nos 10.000 m", confirmou o etíope em pronunciamento nesta segunda-feira.

Aos 34 anos, Gebrselassie é considerado um dos maiores fundistas da história do atletismo. Além dos dois ouros olímpicos, tem também quatro títulos mundiais nos 10.000 m e diversos recordes mundiais nos 5.000 m.

Em janeiro deste ano, o corredor mostrou que estaria em forma para a maratona de Pequim. Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, ele marcou 2h04min53s, o segundo melhor tempo da história da prova.

A poluição da capital chinesa é um dos maiores problemas levantados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) durante a preparação dos Jogos. A entidade não comentou a decisão do etíope.

Um porta-voz afirmou que o COI está satisfeito com os nível de poluição encontrados nos eventos teste para as Olimpíadas. "Recebemos novos dados de qualidade do ar e ainda estamos analisando, mas nos eventos-teste já realizado, os níveis foram aceitáveis", explicou Emmanuelle Moreau.

O presidente da entidade, Jacques Rogge, já tinha comentado o assunto e chegou a afirmar que a maratona poderia ser postergada se as medidas adotadas pelo governo chinês de diminuir a poluição não tenham efeito até agosto. "Uma maratona de mais de duas horas e provas de bicicleta de cinco a seis horas poderiam representar um perigo aos atletas e nós podemos reprogramá-las", disse o dirigente.

Compartilhe: