07/03/2008 - 21h06
Brasileiros têm dia ruim e terminam Bacardi Cup fora dos cinco primeiros
Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os brasileiros ocuparam as primeiras colocações da Bacardi Cup, em Miami, evento preparatório para o Mundial da classe Star, desde a primeira regata. No último dia da competição, porém, os velejadores do país não velejaram bem e acabaram fora dos cinco primeiros lugares da competição.
Atuais campeões mundiais, os paulistas Robert Scheidt e Bruno Prada venceram a primeira regata do dia e subiram do oitavo para o terceiro lugar. Porém, na última regata, a dupla queimou a largada, recebeu bandeira preta e acabou desclassificada da prova. Com isso, Scheidt e Prada acumularam 38 pontos perdidos e ficaram na sexta posição geral.
Os campeões foram os portugueses Afonso Domingos e Bernardo Santos, com 20 pontos perdidos após dois segundos lugares nesta sexta. Logo atrás da dupla portuguesa na classificação final ficou a parceria britânica Iain Percy/Andrew Simpson, também com 20 pontos perdidos, mas em desvantagem no desempate. Em terceiro ficaram os norte-americanos John Dane e Austin Sperry, com 30 pontos perdidos.
"Foi uma pena. Velejamos muito bem na primeira regata, vencemos pela primeira vez no campeonato e entramos na segunda prova do dia com chances de título. Mas largamos dois segundos adiantados e isso custou uma melhor classificação final", contou Robert Scheidt, que em abril vai defender, também em Miami, o título mundial conquistado com Bruno Prada em Cascais, no ano passado.
Apesar de se tratar de uma competição bastante diferente da Olimpíada, que terá apenas 15 barcos na raia de Qingdao, o proeiro Bruno Prada não tem dúvidas em afirmar que foi benéfico velejar numa flotilha de mais de 100 barcos. "Sempre vale a pena quando a competição reúne os principais nomes do mundo, como foi o caso. É sempre bom velejar com grandes adversários e, além disso, serviu para acertarmos melhor o nosso barco, que será utilizado também no Campeonato Mundial", disse.
Scheidt e Prada disputaram cinco regatas na Baía de Biscayne e chegaram em 4º, 12º e 21º lugares antes dos resultados desta sexta-feira. A competição de Miami foi a primeira da dupla fora do Brasil em 2008. Antes, os campeões mundiais venceram o 7º Distrito e a Seletiva Brasil de Vela, disputa que lhes garantiu o direito de representar o país na Olimpíada. Na Bacardi Cup, Scheidt e Prada tinham apenas uma participação anterior, em 2006, quando terminaram em 9º.
Além de Scheidt e Prada, outras cinco duplas brasileiras participaram da 81ª edição da Bacardi Cup: Lars Grael e Marcelo Jordão terminaram em 14º (50 pp), Gastão Brun e Fábio Kraiczyk, em 37º (144 pp), Alan Adler e Ronald Seifert, em 38º (148 pp), Alessandro Pascolato e Henry Boehnig, em 55º (209 pp) e Peter Ficker e Arthur Lopes, em 71º (261 pp). Marcelo Ferreira, em parceria com o espanhol Roberto Bermudez, ficou em 25º (91 pp).