UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/03/2008 - 08h55

Antes esperança, dupla corre risco de ficar fora dos Jogos

Antoine Morel
Em São Paulo
Os melhores tenistas brasileiros na atualidade do ranking mundial, os duplistas André Sá e Marcelo Melo, correm o risco de ficar fora dos Jogos Olímpicos após a mudança da regra pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

Antoine Morel/UOL
André Sá (esq) e Marcelo Melo (dir) terão que brigar para ficar entre os 10 melhores
BRASIL VÊ CONVITE COMO SOLUÇÃO
Até Atenas-2004, os 24 melhores do ranking de duplas da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), numa chave de 32, se garantiriam nas Olimpíadas diretamente (outros oito lugares viriam por convites). Segundo a norma para Pequim, apenas 10 estão dentro da chave principal sem a necessidade de convite.

Para se ter uma idéia, Melo é atualmente (na lista divulgada no dia 03/03) o 29º do mundo e Sá, o 25º do ranking. Para a dupla estar dentro, ou um dos dois deve virar top 10 do mundo ou dependerá de convites.

"Até para as duplas está complicada agora. Vamos fazer um estudo do ranking e investir em um calendário o melhor possível", disse Jorge Lacerda da Rosa, presidente da Confederação Brasileira de Tênis, que vislumbra problemas na chave de simples também.

Os brasileiros podem ser ajudados apenas pela boa partipação dos norte-americanos e os isralenses (que têm dois tenistas entre os top 10). A lista dos classificados atualmente pararia na 14ª colocação, ocupada por Lukas Dlouhy (RCH).

Para obter os resultados necessários, a CBT ajuda os duplistas com o recurso da Lei de Incentivos Fiscais do Esporte, que paga as passagens aos torneios pelo mundo.

A dupla começou o ano com três derrotas na primeira rodada. Depois, conquistou o Aberto do Brasil e renovou as esperanças. Agora, os dois partiram para uma série de torneios nos EUA, que incluem os Masters Series de Indian Wells e Miami. Estes com pontuação máxima de 500 pontos.

"As Olimpíadas são um dos nossos principais objetivos do ano", disse Melo, em entrevista ao UOL Esporte na Costa do Sauípe, reforçando a posição de levar o Brasil aos Jogos.

Para Melo, os Jogos seriam uma novidade. Já Sá esteve em 2004 e fez dupla com Flávio Saretta. Os dois chegaram a vencer a primeira rodada contra a dupla Carlos Moyá/Rafael Nadal (ESP), mas perderam na segunda rodada por Wayne Black e Kevin Ullyett, do Zimbábue.

Compartilhe: