UOL Olimpíadas 2008 Notícias

02/03/2008 - 11h45

Judoca Mayra Aguiar conquista o ouro em Varsóvia e fica perto da vaga

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Mayra Aguiar, de apenas 16 anos, conquistou neste domingo o melhor resultado brasileiro nas competições européias de judô, que servem para comissão técnica escolher os atletas que irão aos Jogos Olímpicos. A judoca da categoria até 70 kg foi medalha de ouro na Copa do Mundo de Varsóvia.

Divulgação/CBJ
Brasileira Mayra Aguiar, da categoria até 70 kg, foi medalha ouro em Varsóvia
VEJA FOTOS DO TÊNIS DE MESA
Com o resultado, Mayra, que disputa a vaga com Maria Portela, praticamente garante a passagem para a China. Destaque da nova geração, a judoca gaúcha já havia surpreendido nos Jogos Pan-Americanos do Rio com uma medalha de prata.

"Eu sabia que um título como esse poderia acontecer na minha carreira, mas não tão breve. Estou muito feliz. Sinto que evolui muito desde o ano passado, principalmente na parte tática. Os intercâmbios e treinos na Europa ajudaram muito a complementar o trabalho que faço diariamente na Sogipa [clube em que treina]", afirmou a judoca após a conquista.

Mayra precisou vencer quatro lutas para conquistar o primeiro lugar da disputa na Polônia. Ela passou na estréia pela local Ewa Wiwatowska por ippon; na segunda luta, bateu a espanhola Cecília Blanco novamente por ipppon; na semifinal, foi a vez da italiana Ylenia Scapin cair por dois wazaris. Na final, na luta mais difícil, ela só venceu a chinesa Shumei Dou na prorrogação.

No mesmo grupo de brasileiras na disputa, Edinanci Silva (da categoria até 78 kg) foi quem teve o segundo melhor resultado das atletas nacionais, com um quinto lugar. Entre os pesados, Priscila Marques caiu na estréia para a alemã Katrin Beinroth por ippon.

Entre os homens, Tiago Camilo, campeão mundial e escolhido melhor atleta do Mundial do Rio de 2007, foi derrotado na terceira luta em Praga para o suíço Christoph Keller por ippon. Antes, o judoca brasileiro tinha derrotado Almaz Ataev, do Cazaquistão, e o canadense Tyler Boras, do Canadá, por ippon também.

Como o rival suíço também caiu na luta seguinte, Camilo ficou fora da repescagem e não pôde repetir a medalha de bronze conquistada na semana passada em Hamburgo. Mesmo com o resultado deste domingo, o paulista leva vantagem na briga pela vaga com Flávio Canto.

Walter Santos (+100kg) também lutou neste domingo, mas caiu e ficou sem chances de disputar a repescagem na Copa do Mundo de Praga (República Tcheca). Já Eduardo Santos terminou em sétimo depois de bater na final a repescagem.

Compartilhe: