UOL Olimpíadas 2008 Notícias

29/02/2008 - 16h02

Seleção feminina de handebol é convocada com a capitã Lucila

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira feminina de handebol foi convocada nesta sexta-feira para os primeiros trabalhos do técnico Juan Oliver antes das Olimpíadas de Pequim. A novidade foi a volta da capitã Lucila, antes afastada por contusão.

Gilmar Gomes/Divulgação
A armadora Lucila, capitã da seleção brasileira, foi chamada para torneio
A equipe brasileira participará do Torneio de Portugal, que acontecerá de 25 a 31 de março, na cidade de Lagoa. Além do Brasil, o campeonato será disputado por Noruega, Turquia, Islândia, China e a Seleção do país sede.

"A preparação começará em ritmo intenso. Já vamos treinar a parte técnica, novas movimentações e como esta competição reunirá seleções de alto nível, nos ajudará a ter um bom parâmetro para Pequim", disse o treinador

Juan também aproveitará para fazer algumas análises e apresentar a programação às jogadoras. "Neste primeiro encontro apresentaremos o planejamento da preparação para os Jogos Olímpicos, vamos ver como elas estão técnica e fisicamente e fazer uma avaliação do ano passado", analisou.

Mesmo chamada por Oliver, Lucila ainda não sabe se terá condições de jogo, mas se diz feliz por estar no grupo. ""Fiquei muito feliz com a convocação, mas ainda não tenho a confirmação se já vou poder jogar. Nesta última semana fiz alguns exames, estou em tratamento intensivo com a Maria Rita (fisioterapeuta da Seleção Brasileira) e agora é ter paciência para esperar os resultados. Se não for liberada para esta etapa vou continuar lutando para estar nas próximas", afirmou.

De acordo com a programação, o início da preparação da seleção feminina será realizado na Europa, já que a maioria das atletas brasileiras atua no exterior. Após disputar o torneio em Portugal, o time voltará a se reunir entre 19 e 24 de maio, na Itália, para uma competição semelhante.

As comandadas de Juan Oliver se reunirão no Brasil apenas em junho e julho para desafios internacionais e etapas de treinamentos. Antes de chegar à Vila Olímpica, as brasileiras participarão de mais dois torneios na Europa, e um último na Coréia, onde farão a aclimatação.

"É muito importante analisar as estatísticas, apurar nossos erros e acertos do ano anterior, para diminuir o que fizemos de errado e aperfeiçoar nossos acertos", completou o técnico.

Lista das convocadas:
- Goleiras: Chana Masson (Randers - DIN) e Darly Zogbi de Paula (Le Havre - FRA)
- Pontas: Aline Waleska Rosas (UNC/Concórdia - SC), Idalina Mesquita (Leipzig - Alemanha), Viviane Jacques (Elda - Espanha) e Alexandra Nascimento (Viena - Áustria)
- Armadoras: Eduarda Amorim (Scopje - Macedônia), Aline Silva dos Santos (Le Havre - França), Fabiana Kuestner Gripa (A. D.Blumenau - SC), Ana Paula Rodrigues (Roquetas - Espanha), Lucila Vianna, Deonise Fachinello Cavaleiro (Itxako Navarra - Espanha) e Francine Camila Moraes (Alicante - Espanha)
- Pivôs: Fabiana Diniz "Dara" (Leon - Espanha), Daniela Piedade (Viena - Áustria) e Juceli Sales Rosa (Randers - Dinamarca)

Compartilhe: