UOL Olimpíadas 2008 Notícias

29/02/2008 - 13h07

Leandro Guilheiro e Tiago Camilo lutam para consolidar vaga

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Catorze atletas da seleção de judô lutarão na Europa neste final de semana, nas últimas competições válidas para garantir a vaga olímpica. A seleção masculina estará em Praga (RCH), e a seleção feminina vai à Varsóvia (POL).

Arquivo Folha
Tiago Camilo é o atual campeão do mundo e foi o eleito o melhor judoca do Mundial
VEJA FOTO DO DIA EM PEQUIM
As etapas da Copa do Mundo servem para a comissão técnica avaliar o desempenho dos judocas e, assim, definir os titulares na China. Leandro Guilheiro, da categoria até 73 kg, e Tiago Camilo, categoria até 81 kg, estão com as classificações muito próximas depois de conseguirem resultados melhores que seus rivais nas disputas, Victor Penalber e Flávio Canto, respectivamente.

O sistema da Confederação Brasileira de Judô faz com que dois atletas fossem selecionados em cada uma das sete categorias de peso e competissem torneios internacionais equivalentes neste começo de ano: uma etapa de Super Copa do Mundo e uma de Copa do Mundo cada. O primeiro grupo já está no Brasil, e acompanha com atenção os resultados de seus adversários diretos pela vaga. Já o segundo grupo entra no tatame neste fim de semana pela última vez.

"Acredito que voltaremos para casa com a equipe escalada. Pelo que vimos até agora, não deveremos ter problemas para definir a seleção olímpica de judô após estes torneios", prevê o coordenador técnico da seleção brasileira de judô, Ney Wilson.

DANIELLE TEM PROBLEMAS
A judoca Danielle Zangrando, que foi ouro nos Jogos Pan-Americanos, ainda busca a vaga olímpica. Ela, porém, tem problemas para as disputas deste final de semana. "Pode ser que eu tenha de ir para o tatame no sacrifício, mas vou me superar. Tenho certeza que vou lutar bem e esquecer a dor. Já estou melhor, treinei bem e estou mais confiante para sábado", disse ela, que sente dores no quadril e nas costas.
Pelo critério estabelecido pela Confederação Brasileira de Judô, será o titular em Pequim o atleta que tiver melhor desempenho nos torneios europeus, de forma a privilegiar aquele mais competitivo internacionalmente.

"Com isso pretendemos que os atletas se preparem não só para vencer a seletiva no Brasil, mas também se preocupem em estudar os adversários lá fora, ganhando assim uma etapa no processo de preparação. O sistema tem funcionado bem", afirma Ney Wilson.

Lutam neste sábado Daniela Polzin (-48kg), Andressa Fernandes (-52kg), Danielle Zangrando (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Alexandre Lee (-60kg), Leandro Cunha (-66kg) e Leandro Guilheiro (-73kg). No domingo é a vez de Mayra Aguiar (-70kg), Edinanci Silva (-78kg), Priscila Marques (+78kg), Tiago Camilo (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Leonardo Leite (-100kg) e Walter Santos (+100kg).

Compartilhe: