UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/02/2008 - 14h15

Federação quer limitar "chineses importados" no tênis de mesa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) votará na quarta-feira uma medida que pretende limitar o número de estrangeiros naturalizados nas seleções de outros países - uma tendência comum na modalidade, que tem chineses naturalizados atuando em seleções européias e sul-americanas.

A entidade alegou que as competições internacionais estão lotadas de chineses e quer conter a saída dos atletas do país, que deixam a China em busca do sucesso profissional no esporte.

"É uma boa coisa para o tênis de mesa", disse o chefe de mídia da ITTF, Arne Madsen, em entrevista ao site oficial dos Jogos de Pequim. "Olhe, os chineses estão em todo lugar. A ITTF tem que fazer alguma coisa. Mas ainda não é certo que a medida será aprovada. Vamos esperar para ver o que vai acontecer."

A proposta foi feita oficialmente pela Associação Suíça de Tênis de Mesa, e acolhida pelo presidente da ITTF, Adham Sharara. Se aprovada, a medida proibirá a mudança de nacionalidade para atletas de 21 ou mais anos de idade, que normalmente fazem isso às vésperas de Campeonatos Mundial e Jogos Olímpicos.

Os atletas que tiverem entre 15 e 17 anos terão que esperar três anos para poderem representar um novo país. Já mesatenistas da faixa etária entre 18 e 20 deverão esperar cinco anos para defender outra bandeira.

Compartilhe: