UOL Olimpíadas 2008 Notícias

03/01/2008 - 16h41

Ranking determina primeiros mesa-tenistas com vaga para Pequim

Das agências internacionais
Em Londres (ING)
Os rankings de janeiro divulgados nesta quinta-feira pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) indicaram os 40 primeiros classificados para os Jogos Olímpicos de Pequim (20 homens e 20 mulheres).

Nenhum brasileiro figura entre os primeiros mesa-tenistas classificados para os Jogos Olímpicos de Pequim. O mais bem colocado do ranking divulgado nesta quinta-feira é Thiago Monteiro, que se mantém como o melhor atleta do país. Ele aparece na 83ª colocação, tendo subido um posto em relação à lista passada.

O veterano Hugo Hoyama segue na 125ª posição, como o segundo brasileiro mais bem colocado. Gustavo Tsuboi, que foi o atleta do país que mais evoluiu no ranking em 2007, manteve-se na 165ª colocação.

Entre as mulheres, a primeira brasileira, Ligia Santos Silva, aparece apenas no 264º lugar, seguida por Mariany Nonaka (364) e Karin Sako (461).
BRASILEIROS NÃO TÊM VAGA
NOTÍCIAS DE TÊNIS DE MESA
PÁGINA DE OLIMPÍADAS
Segundo os critérios estabelecidos pela ITTF, os 20 primeiros colocados de cada lista garantem vaga, desde que seja respeitado o número máximo de dois atletas por país. Considerando que a China ocupa um grande número de postos nas listas, tanto a masculina quanto a feminina, mesa-tenistas em posições inferiores acabaram se classificando.

Entre as mulheres, a grande surpresa do ranking divulgado nesta quinta foi a queda da chinesa Zhang Yining para o segundo lugar após cinco anos de liderança. Atual campeã olímpica, ela perdeu o posto para a compatriota Guo Yue, de apenas 19 anos, porém também está garantida nos Jogos de Pequim.

Se no ranking feminino os cinco primeiros postos são ocupados por chinesas, no masculino as quatro primeiras posições também são de atletas do país. Melhor para Wang Hao e Ma Lin, líder e vice-líder da lista que se garantiram nas Olimpíadas.

Quem ficou sem vaga foi o campeão mundial Wang Liqin, também chinês. Terceiro colocado no ranking, ele terá que brigar por um espaço em Pequim no torneio pré-olímpico da Ásia. Cada nação terá, no máximo, três mesa-tenistas por sexo nos Jogos Olímpicos.

Oitavo colocado no ranking, o sul-coreano Ryu Seung Min, campeão em Atenas-2004, poderá tentar o bicampeonato em agosto, na China.

Entre os demais classificados, destaque para o croata Zoran Primorac. Ele aparece apenas como o 23º da lista, mas foi beneficiado pelo alto número de chineses do ranking e conseguiu uma vaga para sua sexta olimpíada. Isso quer dizer que, depois de Pequim, ele terá participado de todos os Jogos desde que o tênis de mesa foi integrado ao grupo de esportes olímpicos, em Seul-1988.

E o croata não será o único nessa condição. Também com cinco olimpíadas no currículo, o sueco Jörgen Persson e o belga Jean-Michel Saive aparecem em 25º lugar no ranking, com a mesma pontuação, e vão disputar diretamente a 20ª vaga. Quem vencer o jogo, garantirá sua classificação. O outro poderá disputar o pré-olímpico europeu para também tentar chegar a Pequim.

Compartilhe: