! Ponor, maior rival de Daiane dos Santos, se aposenta definitivamente - 12/12/2007 - UOL Esporte - Olimpíadas 2008
UOL Olimpíadas 2008 Notícias

12/12/2007 - 14h16

Ponor, maior rival de Daiane dos Santos, se aposenta definitivamente

Das agências internacionais
Em Bucareste (ROM)
Principal medalhista da Romênia nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, a ginasta Catalina Ponor não poderá repetir a dose em Pequim, no ano que vem. O presidente da Federação Romena de Ginástica, Adrian Stoica, informou nesta quarta-feira que a atleta está se retirando do esporte devido a problemas de saúde.

Segundo o dirigente, a decisão foi tomada pela própria ginasta. "Falei por telefone com Catalina e ela me anunciou sua intenção de se aposentar. É uma decisão dela, e acho que não vai mudar. Ela me disse que havia passado por exames médicos e que prefere não corres riscos", afirmou Stoica.

O presidente da Federação lamentou a aposentadoria de Ponor. "É uma perda para a ginástica romena, mas a vida segue. Ele tem pensado em dar seqüência a seus estudos universitários e encontrará rapidamente outras atividades".

Segundo a preparadora física da ginasta, Mariana Bitang, ela tem sofrido freqüentemente dores no pescoço e nas costas.

Catalina Ponor foi o grande destaque feminino da ginástica artística nas Olimpíadas de 2004, quando conquistou três medalhas de ouro, incluindo uma na prova do solo, em que sua principal rival era a brasileira Daiane dos Santos.

Após os Jogos de Atenas, a romena teve problemas com peso e sofreu lesões que a impediram de disputar competições internacionais, chegando a abandonar a seleção de seu país. Neste ano, depois de ficar de fora do Campeonato Europeu em Amsterdã também por problemas físicos, retornou ao combinado nacional em setembro para a disputa do Mundial de Stuttgart.

O desempenho de Ponor correspondeu às expectativas dos romenos, e ela contribuiu para a conquista do bronze na disputa por equipes. Na trave, ela chegou à final com a segunda melhor nota, mas terminou na quarta colocação.

Sem a concorrência de Ponor, Steliana Nistor deve se confirmar como principal nome da ginástica feminina da Romênia e é promessa de medalhas para as Olimpíadas de 2008. Também terceira colocada na disputa por equipes em Stuttgart, a ginasta ainda obteve duas medalhas de prata, sendo uma no individual geral e outra na trave.

Compartilhe: