Vídeos

Agência Mundial Antidoping tira credenciamento do Brasil após falhas

TOM KIMMELL / AFP
Craig Reedie, presidente da WADA imagem: TOM KIMMELL / AFP

Do UOL, em São Paulo

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foi descredenciada pela Agência Mundial Antidoping (Wada) neste domingo. A decisão ocorreu após uma reunião do órgão e uma série de questionamentos. 

No fim do mês passado, um relatório feito por uma comissão de observadores independentes apontou alguns problemas ocorridos durante os Jogos Olímpicos. Entre eles as "várias falhas logísticas" no sistema de coleta de amostras para exames antidoping.

A Wada também citou uma série de problemas que dificultaram a realização de exames fora de competição nos atletas. Mais falhas foram apontadas, como a falta de pessoal propriamente treinado no controle de doping, o planejamento inadequado das escalas dos funcionários, a falta de manutenção nas estações de controle de doping.
 
A Agência ainda mencionou a falta de acesso dos fiscais de doping às áreas de imprensa, de equipamento nos centros de controle; problemas no transporte e comida insuficiente para os funcionários, além de desconhecimento sobre a localização dos atletas fora do período de competição.
 
Mais um ponto de divergência está ligado ao fato de o Brasil não ter criado um tribunal autônomo para julgar casos. Hoje, eles são julgados por tribunais vinculados às próprias federações nacionais. 

Topo