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Rio-2016 descumpre promessa e deixa 130 mil sem reembolso de ingresso

Alex Ferro/Rio 2016/Divulgação
Rio-2016 vira empresa líder em queixas por atraso em reembolsos de ingressos imagem: Alex Ferro/Rio 2016/Divulgação

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Organizador da Rio-2016 não pagou 130 mil torcedores que devolveram seus ingressos olímpicos ou solicitaram reembolso do valor pago pelas entradas por problemas na organização dos Jogos. O pagamento deles havia sido prometido para esta quarta-feira (19). O Rio-2016 informou que problemas técnicos impossibilitaram a quitação dos débitos dentro do prazo previamente divulgado.

Segundo o Comitê Rio-2016, cerca de 300 mil torcedores devolveram ingresso ou pediram reembolsos. Desses, cerca de 170 mil (cerca de 57%) já receberam o que têm direito por meio de estorno na fatura de seu cartão de crédito. Só nesta quarta, por exemplo, foram pagos cerca de 20 mil torcedores.

O Rio-2016 informou, porém, que não conseguiu encontrar uma solução para devolver o dinheiro dos ingressos a 130 mil torcedores que compraram suas entradas há mais de um ano ou então usando seu cartão de débito. O diretor de Comunicação comitê organizador, Mario Andrada, afirmou que questões técnicas impediram o pagamento. Andrada, aliás, reconheceu que o Rio-2016 está atrasado com os reembolsos.

“Prometemos pagar até hoje [quarta]. Não foi possível. Buscamos, junto com a empresa que operacionaliza esses reembolsos, uma solução para pagar os torcedores, mas não deu”, afirmou ele, ao UOL Esporte. “Vamos entrar em contato com torcedores e depositar os valores em suas contas.”

Andrada afirmou que, ainda nesta quarta, os torcedores que não foram reembolsados receberão um e-mail. Na mensagem, o Comitê Rio-2016 solicitará dados bancários dos donos de ingressos. “Assim que recebermos os dados, faremos os pagamentos.”

Torcedor se sente enganado

O jornalista e professor universitário Carlos Padeiro, 35 anos, foi um dos 130 mil torcedores que não receberam o reembolso de seus ingressos. Ele comprou dez entradas da Rio-2016 no início do período de venda de entradas olímpicas, há mais de um ano. Desistiu de assistir aos jogos por conta de compromissos profissionais. Repassou seis entradas a amigos e colocou outros quatro ingressos para revenda no site do próprio Rio-2016.

O Comitê Rio-2016 conseguiu comercializar os quatro ingressos antes do início da Olimpíada. Padeiro foi avisado. Até agora, porém, não recebeu os R$ 640 a que tem direito. “A organização ganhou com o ingresso duas vezes: primeiro, vendeu para mim; depois, revendeu para outra pessoa e não me pagou. Me sinto enganado. ”

Rio-2016 vira líder em reclamações

Durante a manhã e a tarde de quarta-feira, ao menos 60 reclamações foram registradas contra o Comitê Rio-2016 no site Reclama Aqui por falta de reembolso de valores referentes a entradas olímpicas.

De acordo com o próprio Reclama Aqui, a Rio-2016 é hoje a pior empresa vendedora de ingressos do país. Nos últimos seis meses, ao menos 460 queixas foram registradas no site contra o Comitê Organizador da Olimpíada. Nenhuma foi atendida.

O comitê disse que o volume de queixas está relacionado também ao número de ingressos olímpicos vendidos. Juntando a Olimpíada e a Paraolimpíada, mais de 6 milhões de entradas foram comercializadas pela organização da Rio-2016.

O Rio-2016 passa atualmente por uma crise financeira. O órgão tem cerca de R$ 15 milhões bloqueados pela Justiça a pedido de fornecedores que alegam não ter recebido por serviços prestados. O comitê organizador recorre das cobranças. Informou que o calote nos reembolsos não tem a ver com falta de dinheiro.

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