Nuzman envia carta ao COI cobrando medalha de Pequim-2008 após doping russo

Do UOL, em São Paulo
Buda Mendes/Getty Images
Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, enviou uma carta ao seu colega Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), perguntando quando o Brasil receberá a medalha de bronze do revezamento 4x100 m da Olimpíada de Pequim-2008.

A equipe brasileira terminou originalmente na quarta posição do revezamento, mas recentemente o COI eliminou a participação da Rússia, que havia ficado com o ouro. O motivo foi que uma das integrantes do time russo, Yulia Chermoshanskaya, foi pega em exame antidoping realizado com amostra de 2008.

O revezamento 4x100 m do Brasil em Pequim foi composto por Rosemar Coelho, Lucimar de Moura, Thaissa Presti e Rosângela Santos.

Confira a carta de Nuzman na íntegra

Querido presidente e amigo Thomas,

O Comitê Olímpico Brasileiro soube da decisão da comissão disciplinar do COI sobre a atleta Yulia Chermoshanskaya, medalhista de ouro no revezamento feminino 4x100 nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, devido a doping, e consequentemente, a desclassificação da equipe russa.

Considerando que, naquela ocasião, o time feminino do Brasil ficou em quarto na mesma competição, gostaríamos de saber quando as atletas brasileiras vão receber suas medalhas de bronze correspondentes e diplomas.

Aguardando seus comentários, aproveito essa oportunidade para mandar a você minhas melhores e pessoais saudações.