Lochte revela que pensou em largar show e ganha apoio com "coraçãozinho"

Do UOL, em São Paulo

Uma semana depois de ter sido alvo de um protesto ao vivo durante o programa "Dancing with the Stars", o nadador Ryan Lochte voltou ao palco da atração da emissora americana ABC na noite de segunda-feira e recebeu o apoio de colegas. Ele disse que chegou a pensar em desistir do programa,

"Na semana passada, eu queria deixar o programa. Era algo como o 'Dancing with the Stars não merece isso', e eu só queria sair. Eu estava realmente deprimido, mas o 'Dancing with the Stars' foi como uma família e realmente me apoiou, dando essa influência positiva para eu voltar ao ensaio e me manter no programa. Eu devo tudo a eles ", disse.

A possibilidade de deixar o programa foi considerada por Lochte diante da grande repercussão de sua estreia na atração. Na ocasião, dois homens invadiram o palco após a sua apresentação e acabaram detidos.

Antes de o atleta fazer a apresentação ao lado da parceira Cheryl Burke, alguns dançarinos e concorrentes usaram uma camiseta com o nome de Lochte circundado por um coração. Era uma alusão à camisa usada pelos manifestantes na semana anterior, na qual seu nome aparecia riscado por uma tarja vermelha.

Reprodução

Lochte foi alvo de protestos na última semana por seu comportamento nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, quando comunicou um falso assalto. Uma semana depois, ele agradeceu o apoio não só dos participantes do programa, mas também da mãe e da namorada que estavam na plateia.

"(Tenho recebido apoio) especialmente da minha namorada, porque eu estou vivendo com ela agora ", disse Lochte sobre a modelo Kayla Reid. "Já minha mãe está ligando sem parar. E eu falo 'mãe, pare de ligar. Eu estou bem. Eu estou bem'. E ela responde, 'eu só estou me certificando de que você está bem. Então, acredito que o amor que eles estão mostrando definitivamente me ajudou ", disse Lochte, que imitou a voz da mãe durante a entrevista e arrancou risos.

 

O incidente da última semana, no entanto, causou grande expectativa para a segunda aparição de Lochte. A produtora do programa aumentou o efetivo de seguranças no local e avisou o público, antes da competição, que  haveria "tolerância zero" para comportamento impróprio ou trajes que violassem o código de etiqueta, Fora isso, foi lembrado que o programa tinha o direito de remover as pessoas que violarem estas regras.

De volta ao palco, Lochte apresentou uma versão do tema do programa infantil "Muppet Show" ao lado da dançarina Cheryl Burke. Recebeu nota 6 dos quatro jurados, uma pontuação considerada baixa para os padrões do programa. Vestido com um terno verde, ele foi chamado de "green guy" (o cara verde) pelos participantes.

O caso e as consequências  

Lochte foi suspenso por 10 meses pelo Comitê dos Estados Unidos há duas semanas pelo incidente ocorrido no Rio de Janeiro. Após uma confusão em um posto de gasolina, o nadador americano relatou ter sido assaltado, o que mostrou-se uma mentira após investigação da polícia local.

Além de Lochte, os outros três nadadores envolvidos no caso de falsa comunicação de crime no Rio de Janeiro, Gunnar Bentz, Jack Conger e James Feigen, receberam suspensão de quatro meses cada, válida até 31 de dezembro de 2016.

Lochte e os outros nadadores ainda não receberão salário do comitê norte-americano durante esse período e nem terão acesso aos centros de treinamentos da seleção dos EUA. Os atletas também não estarão no encontro de atletas de natação dos Estados Unidos na Casa Branca referente à participação na Rio-2016 e nem no evento anual de natação do país, o Golden Goggles.

No caso de Ryan Lochte, o nadador ainda terá de prestar 20 horas de serviços à comunidade. Com o tempo maior de suspensão, ele também perderá o Mundial de natação, que será disputado em 2017 na Hungria.