Vídeos

Justiça acata denúncia contra acusados de planejar terrorismo na Rio-2016

Do UOL, em São Paulo

A Justiça Federal do Paraná acatou na noite desta segunda-feira a denúncia contra oito pessoas ligadas ao planejamento de atentados terroristas durante os Jogos Olímpicos do Rio. A decisão ocorre quase dois meses depois de a Polícia Federal deflagrar a Operação Hashtag.

No despacho, o juiz Marcos Josegrei da Silva, disse que há "indícios suficientes de materialidade e autoria delitivas dos delitos imputados na acusação". 
 
Os reús irão responder por crime de organização criminosa, além da prática de corrupção de menores e recrutamento para organização terrorista. Segundo o documento, o grupo ainda pretendia cometer delitos de preconceito (contra judeus e homossexuais, especificamente) e de terrorismo propriamente dito.
 
"Segundo a descrição fática, todos os denunciados se dedicavam a promover a organização terrorista denominada Estado Islâmico do Iraque e do Levante", escreveu.
 
Na primeira fase da operação, 12 pessoas foram presas acusadas de terrorismos com base na lei antiterrorismo, sancionada em março deste ano pela ex-presidente Dilma Rousseff. Todos estão presos em condições de isolamento no presídio federal de Campo Grande (MS). 
 
No começo de agosto, a PF deflagrou a segunda fase da Operação Hashtag. Na ocasião, foram cumpridos dois mandados de prisão temporária em São Paulo, cinco de busca e apreensão e três de condução coercitiva realizados também em outros estados. Tanto as prisões como os mandados de busca e apreensão foram autorizados pela Justiça Federal do Paraná.

Topo