Paraolimpíadas

Iraniano demorou uma hora para chegar ao hospital

Comitê Paraolímpico do Irã
Bahman Golbarnezhad, ciclista do Irã, antes da prova de estrada da Paraolimpíada do Rio imagem: Comitê Paraolímpico do Irã

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

As autoridades dos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro realizaram uma coletiva de imprensa na noite deste sábado para detalhar e prestar condolências sobre o acidente fatal do ciclista iraniano Bahman Golbarnezha. De acordo com relatório divulgado pelo diretor de comunicação da Rio-2016, Mário Andrada, o atleta demorou uma hora para chegar ao hospital.

Segundo o parecer, Barhman foi identificado dois minutos após a informação do acidente ocorrido por volta de 10h35. O ciclista foi projetado numa vala da Avenida Guanabara após colidir na primeira volta do circuito de Grumari.

No primeiro atendimento, às 10h40, os médicos identificaram que o iraniano apresentava sinais vitais, e um ferimento severo na cabeça, já que o capacete estava muito danificado.

Ainda de acordo com o relatório, Barhman sofreu duas paradas cardíacas ainda na ambulância e morreu às 11h50 deste sábado. O veículo parou diversas vezes no caminho para o Hospital Unimed na tentativa de reanimar o ciclista e, por esse motivo, demorou mais que o normal para chegar à clínica.

Apesar disso, o Comitê Organizador da Rio-2016 alegou que a ambulância era a melhor possível, e dispunha de todos os equipamentos e acessórios requeridos pelos padrões internacionais

O corpo do atleta deverá ser levado para seu país natal ainda neste domingo (18).

“Queríamos levar o corpo de Barhman amanha para o Irã. Vamos conversar com o IPC para saber se é possível”, declarou Masoud Ashrafi, secretário-geral do Comitê Paraolímpico iraniano.

A Rio-2016 afirmou que uma investigação foi aberta para apurar as causas da queda. As bandeiras do Irã e do Comitê Paraolímpico Internacional já estão a meio-mastro. Além disso, serão respeitados minutos de silêncio na final do vôlei sentado, entre Irã e Bósnia, e na cerimônia de encerramento, no domingo, no Maracanã.

"Esta noite foi nosso pior pesadelo", lamentou Craig Spence, diretor de comunicação do IPC.

Topo