Paraolimpíadas

Com 14 medalhas, Clodoaldo Silva anuncia aposentadoria das piscinas

REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Clodoaldo Silva anunciou sua aposentadoria das piscinas imagem: REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Do UOL, em São Paulo

Primeiro grande ídolo do esporte paraolímpico brasileiro, Clodoaldo Silva anunciou nesta sábado (17) sua aposentadoria das grandes competições. Dono de 14 medalhas paraolímpicas, sendo seis de ouro, ele se despediu após terminar a prova dos 100 m livre dos Jogos, da classe S5, na oitava posição, com o tempo de 1min20s80.

“Até antes de ontem (quinta) eu sabia que tinha uma validade para o Clodoaldo nas piscinas, mas vivi um dia após o outro. Para a prova de hoje caiu a ficha. Foi difícil dormir ontem (sexta) e nadar a eliminatória. Passa um filme na cabeça. É inexplicável, só estando para saber. Ouvi a torcida gritar meu nome e vibrar pelo esporte paraolímpico é algo emocionante. Privilégio e sorte muito grande. Muito obrigado”, disse Clodoaldo emocionado após a prova.

Clodoaldo já havia decidido se aposentar após os Jogos de Londres-2012, mas recuou da decisão por causa da filha, Anita, hoje com quatro anos de idade.

“Pois é... pensei em me aposentar em 2012 e ela não tinha nem um ano de idade. Muito da minha volta, até agora, foi por causa dela”, completou.

Nos Jogos Paraolímpicos-2016, Clodoaldo conquistou a medalha de prata no revezamento 4x50 m livre, e ainda disputou as provas de 50 m livre e 100 m livre.

Topo