Paraolimpíadas

Aos 14 anos, sul-africano é prata quatro anos após andar pela primeira vez

A. Loureiro / Getty Images
Ntando Mahlangu (esq.) no pódio após receber sua medalha de prata: ele tem apenas 14 anos imagem: A. Loureiro / Getty Images

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em um dos resultados mais surpreendentes da Paraolimpíada até aqui, o sul-africano Ntando Mahlangu, de apenas 14 anos, conquistou a prata nos 200 metros da classe T42 (amputados e outros). Promessa do atletismo mundial, o adolescente se emocionou com o feito ainda tão jovem.

“Muitas pessoas me disseram que ganhar uma medalha paraolímpica era um sentimento único. Hoje eu consigo compreender este sentimento. Estou levando um presente para o meu país e isso é muito especial. Estou muito feliz”, declarou.

Embora tenha pouca idade, Mahlangu garante não ter sentido nervosismo com a experiência. Ciente de que já é visto como um dos fortes candidatos à medalha na Paraolimpíada de Tóquio, em 2020, o garoto sul-africano garantiu estar tranquilo em relação a qualquer tipo de pressão.

“Não sentirei a pressão. Estou muito ansioso por Tóquio. Quero trabalhar bastante para estar lá. Será uma experiência maravilhosa”, declarou.

Além da prata nos 200m, Ntando Mahlangu ficou em quinto lugar nos 100m, quebrando o recorde sul-africano da prova.

Aprendeu a andar há quatro anos

Mahlangu pode ser considerado um menino prodígio. Fruto de uma hemimelia fibular, o adolescente não desenvolveu suas pernas dos joelhos para baixo e passou toda sua infância numa cadeira de rodas. Por conta da doença, ele teve de amputar as duas pernas. Com a ajuda de uma ONG, o sul-africano ganhou suas primeiras próteses e, em meio a Paraolimpíada de Londres, em 2012, começou a aprender a andar.

Com apenas cinco dias, o jovem já estava de pé e fazendo os movimentos. Passados mais cinco, já corria e, de lá em diante, iniciou sua meteórica carreira no atletismo.

Fã de futebol nas horas vagas, Ntando tem o sonho de se tornar engenheiro após se aposentar das pistas. Antes disso, porém, tem a chance de se tornar a nova lenda da modalidade.

Topo